A vida no paisagístico Morro de São Paulo

As cidades e vilas litorâneas da Bahia, com seus climas tropicais quentes, mares abertos, belas praias e vegetação tropical, sempre foram as favoritas dos entusiastas da natureza. As vilas das pequenas ilhas e arquipélagos do litoral baiano são ainda mais atrativas e têm muito a oferecer. Morro de São Paulo é uma vila popular em uma ilha que fica perto de Salvador.

Morro de São Paulo está localizado na ilha montanhosa de Tinharé, no distrito de Cairu. O local conta com excelentes paisagens naturais, belas praias e um desenvolvimento controlado. Se você adora tomar sol, mergulhar com snorkel e relaxar, Morro é um destino ideal para suas férias e um ótimo lugar para morar.

Chegando em Morro de São Paulo

Morro fica a cerca de 60 km atravessando o mar ao sudoeste de Salvador. A cidade mais próxima no continente é Valença, onde há um pequeno aeroporto. Saindo de Valença, Morro fica a apenas 15 minutos de lancha. O aeroporto principal mais próximo é o de Salvador.

De Salvador, lanchas e catamarãs operam entre o terminal marítimo próximo ao

Mercado Modelo e Morro. O mar nesta rota costuma ser agitado e não é um passeio confortável. A viagem dura cerca de duas a três horas e muitas pessoas sentem enjoo.

A melhor opção para chegar em Morro, embora demore uma hora a mais, é pela costa. Em vez de pegar um barco direto para o Morro, do terminal marítimo, você pega um barco até Itaparica. De Itaparica, pode-se viajar pela estrada (cerca de 140 km) até Valença, e de lá pegar outro barco.

Embora a segunda opção possa parecer complicada, é muito mais fácil para o estômago. Existem agências de viagens que organizam toda o trajeto. Portanto, tudo o que você precisa fazer é ir de um passo para o outro. Outra opção, se você estiver disposto a pagar o alto custo, é fazer a viagem por via aérea. Táxis aéreos operam entre Salvador e Valença, e alguns até mesmo diretamente para Morro.

Para visitantes, há muitos lugares para se hospedar em Morro. Acomodações que atendem a uma ampla variedade de orçamentos estão disponíveis, mas se você é específico quanto aos lugares onde deseja se hospedar, é melhor fazer uma reserva. As melhores pousadas estão localizadas perto das praias, e oferecem quartos com vista panorâmica do mar e da praia.

Atrações em Morro de São Paulo

Por se tratar de uma vila em uma ilha, os destaques de Morro são o ar puro e não poluído, as praias de areia branca e as vistas panorâmicas do mar. O pôr do sol aqui merece uma menção especial e existem locais populares para desfrutá-lo. Carros particulares não são permitidos aqui, mas táxis e charretes estão disponíveis. Você também pode alugar bicicletas.

Existem cinco praias em Morro, denominadas simplesmente como Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Praia. A Primeira Praia não é muito acessível, a menos que você esteja hospedado em um hotel próximo e com fácil acesso a ela. É aqui que termina a tirolesa panorâmica que começa no farol. À medida que a água do mar recua durante a maré baixa, as lagoas de água formam piscinas naturais. É uma praia pequena e relativamente vazia, com águas límpidas, excelentes para nadar. Há pouquíssima infraestrutura aqui, mas você pode alugar um guarda-sol e cadeiras, ou alugar equipamentos para esportes aquáticos.

Ao contrário da Primeira Praia, a Segunda Praia é bastante turística e conta com muita infraestrutura, incluindo vários restaurantes e comércios na praia. Esta praia tende a ficar lotada, e há música tocando durante a maior parte do tempo. Dependendo de suas preferências, pode ou não ser adequada para você.

A Terceira Praia é menos movimentada, mas é mais acessível e tem alguns bons restaurantes. É uma praia rochosa e grande parte dela fica submersa durante a maré alta. A melhor época para visitar é durante a maré baixa, quando o mar diminui e as piscinas naturais se formam. Desta praia saem passeios de barco para os outros pontos do Morro.

A Quarta Praia fica um pouco mais longe da vila e é pouco frequentada. Você terá que caminhar ou pegar uma bicicleta ou um táxi para chegar até aqui. É uma praia longa, e conta com poucos restaurantes. A partir daqui, você pode ir para a quase deserta Quinta Praia.

A Praia da Gamboa perto da vila de Gamboa fica perto do Morro. Leva cerca de uma hora para chegar lá a pé. No caminho para a praia, é possível tomar um banho de argila, que acredita-se fazer bem para a pele. Você também pode chegar à praia de barco a partir de Morro.

Além das praias, Morro oferece uma variedade de atividades como um tour pela ilha, que também inclui a Ilha vizinha de Boipeba, mergulho e snorkel. Os locais para visitar incluem o forte, que oferece belas vistas e é um ótimo local para ver o pôr do sol.

 

A Vida em Morro de São Paulo

Morro é um lugar tranquilo e sem poluição, com poucos veículos e desenvolvimento controlado. Se você mora em Morro, prepare-se para fazer muitas caminhadas e passeios de bicicleta. O clima aqui é quente e chove intensamente de abril a julho. A população local é amigável, alegre e simples. Muitos turistas visitam a vila, e o pico da atividade ocorre durante a alta temporada nos meses a partir de dezembro.

Morro é um ótimo lugar para morar se você não se importa em abrir mão de algumas conveniências urbanas pela simplicidade, natureza intocada e tranquilidade. Casas, apartamentos e terrenos residenciais não desenvolvidos estão disponíveis caso você queira comprar ou construir uma casa em Morro de São Paulo. Também estão disponíveis casas e outras propriedades para uma ampla variedade de orçamentos. Além disso, você encontrará casas em localizações exclusivas com vista panorâmica do mar e instalações de primeira classe.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS