Nos últimos meses a FZ Bioenergia tem se empenhado em viabilizar a construção de uma usina de etanol de milho e derivados na cidade de Viadutos, RS. A pedra fundamental foi lançada com a presença do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, contratos foram assinados, reuniões com a comunidade foram realizadas. Mas, apesar deste empenho, os proprietários do terreno resolveram judicializar o processo alegando demora no pagamento do contrato. O sócio-administrador da FZ Bioenergia, José Fortunati, destaca que o pagamento do terreno se deu de acordo com o recebimento de recursos por parte de investidores. “No Contrato de Promessa de Compra e Venda” não se estipulou prazo para o pagamento. O que o então sócio-administrador da VBR Biorrefinaria, Valdir Zonin, havia estipulado é que o pagamento se daria em até 8 dias após conseguirmos os R$ 3 milhões de reais para quitarmos o compromisso. E isso foi feito” destacou Fortunati.
Apesar de receberem os R$ 3 milhões de reais os proprietários mantém uma ação pedindo a “anulação” do contrato e solicitam o pagamento de uma suposta multa por atraso no pagamento, juros e correção monetária, entre outras questões, se negando a assinar a escritura do terreno onde será construída a usina. “A negativa da assinatura da escritura, por parte dos proprietários, inviabiliza a construção da usina na cidade de Viadutos, RS, pois esta é a única contrapartida exigida pelos investidores para realizar o aporte dos recursos”, lembra o sócio-administrador.
Quem leu essa notícia também gostou de:
É importante lembrar que a área em questão seria desapropriada pela Prefeitura Municipal de Viadutos, RS, como forma de viabilizar a construção da usina. As dificuldades encontradas pelo poder público municipal em realizar a desapropriação fez com que a FZ Bioenergia buscasse uma outra solução para a aquisição da área, o que terminou acontecendo com recursos de outro parceiro privado.
Com o objetivo de não perder os recursos dos investidores, a FZ Bioenergia buscou novas possibilidades para a construção da usina. Em 2023, em reunião com o Prefeito Pedro dos Santos, de Campo Novo, e agora com o Prefeito Maurício Soligo, de Getúlio Vargas, novas áreas foram oferecidas para a construção da usina.
“Nosso desejo continua sendo o de construirmos a usina em Viadutos” , destaca Fortunati. Mas, com o receio de que os recursos do investimento sejam perdidos, a FZ Bioenergia não descarta a possibilidade de buscar um novo endereço para a usina.
“Seria uma lástima pois já reunimos com a comunidade, expectativas foram criadas, contatos com mais de 10 mil agricultores foram feitos, com 42 municípios envolvidos, entre outras iniciativas, mas não podemos correr o risco de perdermos a usina em nosso Estado” finalizou Fortunati.
Por Assessoria de Comunicação
Jornalista e Radialista, membro da bancada do Estúdio Boa Vista e Responsável pela produção de conteúdos sobre eventos cotidianos.
Próxima notícia
Você pode gostar também