A Tenda Branca

A Tenda Branca chegou. Livro excepcional, escrito por Salus Loch e editado pela Scriptum Produções Culturais. Loch aparecia até então como um jovem jornalista muito competente. Poliglota, já esteve em trinta e quatro países a trabalho, o que lhe rendeu diversas reportagens em revistas de circulação nacional, como a Super Interessante, entre outras. Ora apresenta-se como escritor a mancheia.

Eu diria que A Tenda Branca é a estreia de um veterano conhecedor do mundo das palavras e excelente contador de histórias. Baseada em fatos reais, o conteúdo ficcional agregado torna o enredo ainda mais atraente.

Tudo gira em torno de uma mulher que passou parte de sua infância no inferno de Auschwitz, campo de concentração nazista no Sul da Polônia, durante a II Guerra Mundial. Dalí Guitta, romena judia, personagem central, que hoje vive em Florianópolis/SC, migra para a América do Sul. Mais especificamente Peru e depois Brasil. Sai para a vida e para o mundo, numa sequência de tramas digna dos melhores filmes. Nada que fique atrás de Dan Brown ou Stephen King e seus best sellers eletrizantes.

Aliás, a narrativa, correta e sem floreios, com vocabulário simples e acessível prenda o leitor ao livro. O ritmo é intenso e extremante agradável, qual um trailer de suspense, daqueles que não conseguimos tirar os olhos sequer para respirar.

Vez por outra o jornalista ressurge do escritor. A linguagem rápida e cortante cria uma sensação de quero mais. Faz ressurgir doce curiosidade infantil que envolve corpo e alma, arrepia e emociona, ante a trama muitíssimo bem urdida. Como pano de fundo temos um encontro entre autor e personagem recentemente acontecido em Florianópolis.

O jogo de capítulos, a alternância de tempo e lugar, os finais instigantes, valorizam a arte da escrita ficcional e desde já consagram o autor no seu primeiro longo voo sem escala.

Não porque participei da “orelha” do livro ou Nilson May o prefaciou, emocionado teço os maiores elogios à obra e ao autor. É porque o conteúdo é bom mesmo.

Salus, estás de parabéns.

E nós leitores estamos muito felizes pela magnífica criação.

Lembro, entrevista que gerou a história está no último número da revista Pensar Unimed/RS, (www.unimedrs.com.br). Mais detalhes em salusloch@yahoo.com.br.

Não percam A Tenda Branca, leitura leve e elaborada que vale muito a pena.

Alcides Mandelli Stumpf

Médico

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS