meio-home775x120

A importância de ter um bom score de crédito, no TL News

Você já ouviu falar em score de crédito? Nada mais do que uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e este, foi o assunto destaque do TL News com o empresário e diretor da Express Soluções Financeiras, Tulio Lichtenstein, nesta quarta-feira (30).

 “As instituições financeiras tem um leque de análises e fatores que avaliam para concessão de crédito. Entre elas, renda, patrimônio, endividamento e demais informações. Todos nós dentro do sistema financeiro nacional temos uma pontuação de crédito, por isso quando buscamos recursos um dos fatores avaliados pelas instituições é a pontuação”, disse Lichtenstein.

Quanto maior o score, mais chances de ter um financiamento aprovado e taxas de juros mais baixas. “É uma ferramenta de análise de risco que considera a capacidade que o consumidor possui de honrar seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses”, explicou.

A pontuação vai de 0 a 1000 e não avalia somente a capacidade de pagamento e faturamento. “O score fica comprometido por vários fatores, inclusão do nome no Serasa, SPC, títulos protestados, pagamento mínimo do cartão de crédito, cadastro desatualizado frente as instituições financeiras e inúmeras consultas de crédito para um CPF ou CNPJ também são impactantes para agravar o risco”, elencou Tulio Lichtenstein.

Mas afinal, quanto é um score bom? Conforme o empresário, “quem está na faixa de 0 a 300 dificilmente vai conseguir uma linha de crédito ou se conseguir, pagará muito caro por isso, de 301 a 500 pontos é regular, 501 a 700 bom, 701 até 1000 é muito bom”, assegurou.

Para consultar o score é simples, basta baixar o aplicativo Serasa Score ou conferir pelo site do Banco Central > https://www.bcb.gov.br/

Tulio Lichtenstein, também respondeu alguns questionamentos dos ouvintes:

O score aumenta logo após o pagamento da dívida?

Não, pois avalia o histórico de cada pessoa/empresa, não apenas um momento específico da sua história de crédito. Por isso, negativações passadas podem afetar o seu score de crédito.

Como melhorar o score?

Não tem mágica, o negócio é manter a base financeira saudável. Limpar o nome no SPC e Serasa, pagar as contas em dia e manter os dados cadastrais atualizados.

Ter uma renda maior aumenta o score?

Não, o salário não afeta a pontuação. O importante são hábitos financeiros como pagar as contas em dia e evitar o endividamento.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS