A evolução da tecnologia na segurança da família e patrimônio

A tecnologia evolui rápida e diariamente nos últimos anos. Seu uso em áreas como a agricultura, indústria, lazer, comércio e segurança tornou-se comum e apresenta crescimento tanto em quantidade como qualidade. Entretanto, o uso das novas ferramentas também apresenta falhas que podem ser precavidas com devida segurança.

A tecnologia colabora principalmente com a segurança, seja do patrimônio ou da família. Um exemplo dessa afirmação é a moeda digital Bitcoin. Criptografada digitalizada, permite a realização de transações monetárias sem a interferência de terceiros.

O código de segurança do Bitcoin reside em uma rede de computadores, o que torna quase impossível a quebra desse sistema. As transações são anotadas em uma espécie de livro, chamado de “blockchain”. A estrutura complexa de criação e uso dessa criptomoeda permite maior confiança e segurança aos usuários, colaborando, assim, por exemplo, com a segurança do patrimônio. Na Era da Informação, a qual vivenciamos cotidianamente, os dados são de suma importância, sejam eles pessoais ou de uma empresa.

A criptografia é a maneira de proteção das informações contra ameaças cibernéticas, e consiste em reproduzir uma mensagem através de um código intencionalmente inteligível. Esse estudo é a maneira usada para a criação do Bitcoin, além de ser utilizado em inúmeros outros programas, com o objetivo de proteger o indivíduo na rede, acerca de ataques mal-intencionados.

A presença da tecnologia na segurança em nosso cotidiano é evidenciada por variados meios, como os smartphones, notebooks, sistemas de segurança em prédios e casas, através de senhas, identificação da biometria e reconhecimento facial, alarmes e novas tecnologias usadas em portões e portas, dentre outros. Entretanto, todas as ferramentas estão em constante processo de desenvolvimento, o que muitas vezes mostra falhas e corrupção de suas funções iniciais se utilizados de maneira equivocada.

Assim, é possível inferir que os recursos tecnológicos que seguem na busca pelo aprimoramento, por sua vez, já possibilitam uma gama de ferramentas que corroboram com a segurança do patrimônio e da família dos usuários. A modernidade trouxe consigo incansáveis viabilidades que transportam os sujeitos para universos jamais imaginados, o que já é fato inegável.

O que esperamos do futuro quando o assunto envolve superação tecnológica? Será possível irmos além? Perguntas assim nos acompanharão sempre, pois a expressão “tecnologia” pode ser considerada um verbo de ação: estará presente para sempre em nossas vidas.

Escrito por estudantes do Colégio São José

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS