Tecnologias, soluções e novas ideias marcam o Primeiro Inova Experience

Chegou ao fim, na noite desta quinta-feira (7), o Primeiro Inova Experience Erechim, um evento que fomentou a criatividade e a inovação, empreendimentos tecnológicos, busca de novos conhecimentos, conhecimento de projetos nesta área e os contatos interpessoais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, destacou os dois dias de atividades como de muita troca de conhecimentos. “Mostramos para nossa comunidade que a Incubadora Tecnológica pode muito mais, pode abrir as portas para abrigar projetos, empresas, startups e gerar conhecimento, conteúdo e ser um ambiente de inovação”, explica.

O primeiro dia foi marcado por palestras e painéis, já o segundo dia do Inova Experience foi voltado ao Desafio Tecnológico 12 horas realizado pelo Sebrae – Funil – Startando uma Startup – os temas propostos foram baseados na agenda 2030 – 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Quatro equipes foram formadas para desenvolver projetos para soluções de dois objetivos selecionados. As equipes trabalharam identificando o problema, a ideia de negócio, a solução, proposta de valor, prototipagem e pitches. A avaliação foi realizada pelas Instituições de Ensino e as equipes participantes receberam como premiação importantes incentivos para dar continuidade no desenvolvimento de projetos de negócios com mentoria e acompanhamento para o desenvolvimento de apps, consultoria sobre legislação e marco civil da internet, mentoria sobre gestão de negócios, participação exclusiva em rodada de investimentos com a Rede de Mentores da Incubadora Tecnológica, além de brindes como troféus, medalhas e certificação para todos os participantes do evento. A equipe vencedora que ficou em primeiro lugar no desafio apresentou o projeto com nome de ‘Agrobio’ que propôs ‘O aumento real da produtividade e da rentabilidade aos agricultores com o uso da biotecnologia aliada a um APP de vendas’. Os integrantes são Ana Claudia Olivio, Higor Gabriel França Bonfim, Deividi Carraro e Loredan Giacomel. O mentor da equipe foi o empresário Marcos Lucas da empresa Data Ware.

“Foi uma ótima iniciativa com um modelo diferente. Um dia de palestras, todas interessantes e no outro dia, uma dinâmica, um desafio. Foi bem interessante porque envolveu muitas pessoas com bastante conhecimento e também uma gurizada nova que ficou bem entusiasmada com a proposta”, destaca o empresário Loredan Giacomel. Loredan também sugere que o formato ganhe mais edições, como para empresários que já estão no mercado, para se desafiarem e se reciclar em conceitos e ideias.

O vice-prefeito, Flávio Tirello, finalizou o evento dizendo que essa porta que se abriu, é de uma virada de chave para Erechim. “Esse espaço é em primeiro lugar, de toda nossa comunidade. Temos diversas instituições de ensino, jovens com ideias inovadoras e potencial para desenvolver novas soluções, tecnologias e crescer nessa área. Tivemos dois dias de trocas de conhecimentos que foram muito relevantes”, finaliza.

O Primeiro Inova Experience foi promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Incubadora Tecnológica e a Coordenadoria de Empreendedorismo Jovem.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS