Fortalecendo Raízes – Apresentação Etnia Israelita

O último programa do projeto cultural Fortalecendo Raízes foi ao ar pela Rádio Cultura no último sábado, 26. A etnia Israelita e a cultura judaica foram os temas abordados, onde os ouvintes tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre este povo que veio para a Colônia de Erechim em busca de liberdade e uma vida melhor.

Quem participou do programa, representando a Sociedade Cultural Beneficente Israelita de Erechim, foi o Dr Jayme Jochelavicius. Jayme é dentista aposentado, filho de imigrantes judeus. Seu pai chegou nestas terras com apenas 16 anos de idade e aqui construiu sua família e uma nova vida, vislumbrando o que todo o imigrante judeu buscava naquela época: Pão, Paz e Liberdade.

Além de falar sobre a vida extremamente sofrida do seu povo, exilado e perseguido, sem uma pátria para chamar de sua, os judeus viviam espalhados em vários países e muito frequentemente precisavam migrar novamente, devido novas represálias sofridas. Até que, pela ação do filântropo Maurice de Hirisch, um número muito expressivo de judeus tiveram uma oportunidade ímpar de, enfim, ter uma vida mais digna.

E foi através da ICA, que diferentemente da maioria dos imigrantes de outros países, os judeus foram agraciados com uma área de terra, ferramentas e animais domésticos para iniciarem a construção de uma vida nova aqui na Colônia de Erechim. “Quando aqui chegaram, não tiveram vida fácil, pois tudo isso era mata fechada, mas tinham toda a liberdade que sempre sonharam. Também encontraram um ambiente muito amistoso com as pessoas que já moravam na região, pois até vaca de leite meu pai conseguiu emprestada de um fazendeiro,” pontua Dr Jayme.

Foi comentado também durante o programa, as várias diferenças com as demais crenças. O calendário seguido pela cultura judaica, por exemplo não é o gregoriano, que as demais etnias seguem, hoje estamos no ano 5.782, pois ele é contado desde o nascimento de Adão, primeiro personagem bíblico. As principais festas comemoradas são a Pascoa, o ano novo e o dia do perdão (neste o costume é fazer jejum de 24 horas). O dia também é contado de forma diferente, o mesmo finda junto ao pôr do sol e não à meia-noite.

Uma marco na história para todo o povo judeu ocorreu 74 anos atrás. O ato que consagrou a soberania do país, substituindo o domínio inglês sobre a antiga Palestina, foi anunciado às 16 horas do dia 14 de maio de 1948 na sede do antigo Museu de Artes de Tel Aviv. Teve a participação essencial do brasileiro Osvaldo Aranha, que presidiu a sessão da ONU, definindo a partilha da Palestina em novembro do ano anterior.

Atualmente a etnia israelita é representada pela Sociedade Cultural e Beneficente Israelita de Erechim. Residem em nossa cidade, aproximadamente 47 famílias que seguem usos, costumes, crenças e a cultura que vem sendo passada de geração em geração. Estão economicamente nos mais diversos seguimentos, como saúde, comércio, imóveis entre outros. Na região do Alto Uruguai Gaúcho, existem ainda em torno de 06 grandes fazendeiros, sedo a terceira e quarta geração, cultivando soja, milho e trigo. A maior parte dos jovens não reside mais em nossa cidade. Vão em busca de estudo e melhorar ainda mais as condições de vida herdada de seus antepassados, retornando apenas nos dias de festas, principalmente na Páscoa.

Se você se interessou e quer saber mais ou fazer parte de grupos israelitas, pode ter maiores informações junto ao arquivo histórico municipal, pelo site: https://www.pmerechim.rs.gov.br/pagina/332/imigrantes-etnia-israelita, ou entre em contato com a Sociedade Cultural e Beneficente Israelita de Erechim.

Fortalecendo Raízes é um projeto cultural financiado pelo FAACE – Fundo de apoio as Artes e a Cultura de Erechim e uma realização da Fundação de Comunicação para a Educação e Assistência Social.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS