Prefeitura de Erechim investirá mais de meio milhão em novo estudo de mobilidade urbana

Nos próximos dias, será lançado edital para contratação de empresa especializada que vai elaborar esse estudo

Humanizar, modernizar e integrar os espaços urbanos do município, esse é o objetivo da Prefeitura de Erechim, afirma o prefeito, Paulo Polis, ao realizar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, por meio da Secretaria de Planejamento. Nos próximos dias, será lançado edital para contratação de empresa especializada que vai elaborar esse estudo.

Segundo o secretário adjunto de Planejamento de Erechim, Airton Pereira da Silva, esse é um trabalho complexo, que envolve toda a infraestrutura urbana, e vem sendo desenvolvido há meses pelo Planejamento. Para se ter uma ideia, Erechim tem 71,17 quilômetros quadrados de área urbana, e área total de 429,17 quilômetros quadrados.

“Esse plano tem o objetivo de modernizar, humanizar e consolidar a integração entre as variadas condições de deslocamentos da cidade, trazendo eficiência, alternativas tecnológicas sustentáveis, minimização de impactos ambientais, institucionalização das metas e ações e viabilidade financeira e os aspectos legais”, observa.

Quatro etapas

O secretário adjunto afirma que o Plano de Mobilidade envolve várias etapas, e, neste momento, abertura de edital para contratar a empresa que vai realizar o plano, que tem prazo de 10 meses para ficar pronto, até abril 2023. “Isso porque o Plano de Mobilidade também é uma adequação à lei federal 12.587/2012”, afirma.

Ele observa que neste período de construção do plano será possível a comunidade, entidades, empresas, participarem deste processo, já que haverá três audiências públicas. Assim, agora, ressalta Airton, serão quatro etapas, a primeira terá mobilização e levantamento de informações; segunda, diagnóstico e prognóstico; terceira, diretrizes e propostas; quarta e última, consolidação do Plano de Mobilidade Urbana.

Investimento e propostas

Airton explica que a Prefeitura de Erechim via Secretaria de Planejamento vai disponibilizar R$ 568.814,00 para a efetivação desse estudo, que envolverá, por exemplo, grandes projetos, como atualização do sistema de transporte coletivo, ciclovias/ciclofaixas e um inventário de todo o sistema viário.

Além disso, comenta o secretário adjunto, o estudo terá que criar mecanismos que permitam à população usufruir, com segurança e fácil acesso, de um sistema de transporte adequado e de qualidade, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão social. “Garantir permanente segurança e eficiência do sistema de mobilidade em todos os âmbitos; promover a qualidade ambiental, com a redução da poluição sonora, visual, atmosférica, a emissão de gases do efeito estufa e o consumo de energia”, ressalta.

O Plano de Mobilidade também terá que gerar condições de sustentabilidade econômica, social e ambiental, tendo em vista o deslocamento de pessoas dos transportes motorizados, não-motorizados e de cargas na cidade. “Assegurar acessibilidade para todos os cidadãos, desenvolver mecanismos de gestão democrática, com a participação popular na perspectiva de construção conjunta, visando o aprimoramento da mobilidade urbana”, enfatiza.

Nova fase

Conforme o secretário adjunto, Airton, depois que o estudo for entregue, aí se entra numa nova fase, que é a elaboração dos projetos para executar as propostas do plano, que deverão levar em conta a situação atual do município, cenários futuros de curto prazo (2 anos), médio (6 anos) e longo prazo (10 anos).

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS