Emater/RS-Ascar promove oficina em Charrua para estimular consumo de alimentos saudáveis

O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Charrua realizou na tarde desta quinta-feira (25) uma oficina, na comunidade de Linha Perondi, com preparos de pratos que estimulam o consumo dos alimentos produzidos nas propriedades rurais com foco na melhoria da qualidade de vida, visando garantir às famílias beneficiárias do Projeto Socioassistencial uma alimentação saudável. A oficina contou com a participação de 16 mulheres agricultoras, entre elas, a presidente do clube de mães Ivana Smialoski. “Uma alimentação saudável e saborosa é objeto que toda mãe, toda dona de casa e agricultora almejam oferecer a sua família”, observou Ivana.

Sob a coordenação da extensionista rural da Emater/RS-Ascar Roseli Lazzarotti Bonesso, foram elaboradas 12 receitas, explorando a diversidade de alimentos produzidos pelas agricultoras, como nega-maluca de feijão, bolo de tomate, pizza de brócolis, patê de ervas condimentares e suco verde. 

No preparo das receitas foram utilizadas plantas condimentares, que realçam o sabor dos alimentos e ainda oferecem diferentes substâncias que agregam valor nutricional aos alimentos, como propriedades antioxidantes, digestivas, fibras e vitaminas. Como orientação na elaboração de uma alimentação diversificada e saudável, também foram abordados conceitos como qualidade e quantidade dos alimentos, a escolha e a forma de preparo de pratos saborosos e nutritivos, além dos cuidados com a higiene pessoal, do ambiente e dos próprios alimentos para que resultem de fato em qualidade de vida.

Todas as agricultoras participaram na elaboração e apresentação dos pratos. A oficina encerrou com degustação. As agricultoras aprovaram a preparação das receitas que têm uma relação direta com a melhoria da qualidade de vida.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS