Nota de Esclarecimento da Diocese de Erexim

Considerando eventos recentes que envolvem a pessoa do Sr. Valdecir Balbinot, que, apresentando-se como padre, tem visitado famílias e realizado “celebrações” junto ao Santuário da Santa Cruz, Lajeado Paca, e do Sr. João Carlos Zanella, que, apresentando-se como bispo, tem visitado casas e nelas realizado “celebrações”; com o objetivo único de zelar pelo bem do rebanho a nós confiado, evitando dúvidas e confusão entre os fiéis, esclarecemos:

Tanto o Sr. Valdecir Balbinot quanto o Sr. João Carlos Zanella, bem como outros que têm se apresentado com títulos de “bispo”, “presbítero” ou “diácono” e realizado celebrações especialmente junto ao Santuário da Santa Cruz, são todos pertencentes à Igreja Católica Apostólica Conservadora do Brasil e, portanto, não pertencem à nossa Igreja Católica Apostólica Romana e evidentemente, não estão em comunhão com o Papa e nem com o Bispo e os Padres de nossa Diocese;

  • A respeito especificamente do Valdecir Balbinot:
    • Embora se apresente como “padre”, é importante esclarecer que o mesmo ingressou na Igreja Católica Apostólica Conservadora do Brasil e lá recebeu a ordenação, que não é reconhecida pela nossa Igreja Católica Apostólica Romana;
    • O Sr. Valdecir Balbinot com muita frequência tem realizado atos de culto junto ao Santuário Nossa Senhora da Santa Cruz. Importante recordar como a Sra. Dorothéa Menegon Farina, a quem popularmente se atribuem visões de Nossa Senhora onde está hoje o Santuário, deixou em seus escritos que a única igreja verdadeira é a Igreja Católica Apostólica Romana.
  • A respeito especificamente do João Carlos Zanella:
    • Embora se apresente como “padre” e “bispo”, usando as vestes e insígnias próprias (báculo e mitra) é importante esclarecer que o mesmo foi sim, por diversos anos, Padre da Diocese de Vacaria (RS), mas abandonou sua Diocese e a nossa Igreja Católica Apostólica Romana em janeiro deste ano de 2021, ingressando, em seguida, na Igreja Católica Apostólica Conservadora do Brasil, incorrendo assim em delito de “apostasia”, razão pela qual recebeu declaração de excomunhão do Bispo Diocesano de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra.

Respeitamos os nossos irmãos da Igreja Católica Apostólica Conservadora do Brasil, no espírito com que Nosso Senhor Jesus Cristo pede que o façamos, mas precisamos alertar os nossos fiéis diocesanos a fim de que não incorram no erro de acreditar tratar-se de uma única e mesma Igreja. Embora o nome seja parecido, os títulos com que se apresentam (padre e bispo) sejam iguais, as vestes idênticas e os ritos semelhantes (conservando também a veneração a Nossa Senhora), tudo aquilo que realizam: batizados, casamentos, crismas, celebrações eucarísticas ou outros sacramentos, não é reconhecido validamente pela nossa Igreja e pela nossa fé. Assim, exortamos os nossos fiéis que, perante qualquer dúvida a este respeito, busquem informações junto aos Padres das Paróquias da Diocese ou junto à nossa Cúria Diocesana.

Tendo em vista o atendimento pastoral do referido Santuário, na última reunião do clero, datada de 09 de novembro, designei o Reverendo Pe. Gladir Giacomel, vigário da Catedral São José, como Capelão do Santuário.

Pela intercessão de Nossa Senhora, neste dia solene de sua Imaculada Conceição, invoco sobre todos copiosas bênçãos e boa preparação do Natal neste Advento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Erexim, 7 de dezembro de 2021.

 

 

Dom Adimir Antonio Mazali  –  Bispo de Erexim / RS

 

Pe. Antonio Valentini Neto  – Chanceler da Cúria Diocesana

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS