O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus (AMAU) realizou na terça-feira, 23, reunião extraordinária para avaliar o novo decreto publicado pelo Governo do Estado.
Conforme Jackson Arpini, representante do Comitê, o decreto nº 56.199/21 alterou o decreto nº 55.882, flexibilizando atividades, tornando alguns protocolos obrigatórios em recomendáveis. Foram mantidas, contudo, a obrigatoriedade de itens como uso de máscara de proteção individual, utilização de álcool 70% e apresentação de passaporte vacinal em determinados eventos, entre outros.
Números regionais seguem positivos
Os números da pandemia na AMAU continuam promissores. A região monitorada, que compreende 34 municípios, num contingente populacional de 240 mil habitantes, possui, atualmente, apenas 50 casos ativos. Com relação a internações hospitalares, os números também estão baixos, com quatro pacientes internados.
Imunização
Os membros do comitê regional chamam a atenção para a importância da vacinação e fazem um apelo para que as pessoas busquem realizar a sua imunização quando chamados, pela faixa etária e para reforço.
“Estamos avançando positivamente graças a imunização e estamos com percentuais positivos, porém temos plenas condições de avançar”, coloca Jackson Arpini, que faz um apelo para que as pessoas complementem o esquema vacinal, realizando a segunda dose e a terceira dose, quando recomendada. “Estamos verificando, pelos dados epidemiológicos, que a associação da vacinação com os protocolos sanitários está nos levando, felizmente, a um novo cenário. Vamos persistir para adentrar em 2022 com segurança sanitária e, nesse contexto, vencendo a pandemia”, frisa Arpini.