Acadêmicos do Curso de Enfermagem da URI (Turma 2019), acompanhados pela professora orientadora Sônia Maria Ferreira, participaram, junto ao CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), das reuniões de matriciamento nas UBS da região de Erechim. O matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
O grupo de estágio é constituído pelos acadêmicos Mariana Sandri Gazzoni, Lucimar Antônio Piekas, Júlio Szymanski, Lucas Daniel Solducha dos Reis e Michele Polese de Liz.
As reuniões aconteceram na UBS de Capoerê, UBS de Jaguaretê, UBS Centro e UBS Atlântico, com o objetivo de discutir casos de agravos na comunidade envolvendo multisetores dos serviços públicos.
Conforme este grupo de estágio, esta prática faz algumas mudanças nas relações de trabalhos que historicamente estavam e estão ainda hierarquizadas e possibilitam rupturas no modo fragmentado de se operar o cuidado em saúde que deve ser centrado no indivíduo e na família e envolver vários setores, não somente a área da saúde, mas todas as dimensões necessárias para a assistência a portadores de doenças mentais.
Por Assessoria de Comunicação