Cúria de Erechim comunica o falecimento do Pe. Ângelo Rosset

Nota de falecimento

Com sentimentos de profundo pesar, mas na esperança cristã, comunico o falecimento do Pe. Ângelo Rosset, ocorrido na madrugada de hoje, no qual lembramos N. Sra. de Lourdes, Dia Mundial do Doente, no Ano de São José e jubilar de ouro de nossa Diocese. Ele faleceu no Hospital de Caridade, nesta cidade, onde fora internado na última segunda-feira, dia 8.

Pe. Ângelo nasceu no dia 30 de julho de 1938, em Barão de Cotegipe. Primeiro dos oito filhos de Gentil Romano Rosset e Lúcia Pasa Rosset, fez o curso em Barão de Cotegipe e no Seminário Sagrado Coração de Jesus de Tapera; o antigo ginasial e colegial no Seminário N. Sra. de Fátima de Erechim; filosofia e teologia no Seminário N. Sra. da Imaculada Conceição de Viamão. Fez também pós-graduação em Psicopedagogia.

Foi ordenado presbítero no dia 15 de julho de 1967, na igreja N. Sra. do Rosário em Barão de Cotegipe, por Dom Cláudio Colling, Bispo da Diocese de Passo Fundo, à qual nossa região pertencia.

Em seu ministério presbiteral exerceu as seguintes funções:

– Vigário paroquial em Barão de Cotegipe de agosto de 1967 a abril de 1968;

– Administrador Paroquial de Itatiba do Sul de maio a julho de 1968;

– Pároco da Paróquia da Barra do Rio Azul, de janeiro de 1960 a fevereiro de 1977 e de 186 a 2001;

– Assistente, professor e Reitor do Seminário N. Sra. de Fátima de Erechim;

– Pároco da Paróquia de Entre Rios do Sul, em 1984;

– Pároco da Paróquia de Severiano de Almeida em 1985 e 1986;

– Pároco da Paróquia da Paróquia de Barão de Cotegipe de 2002 a 2004.

Pe. Ângelo foi também professor público estadual nas diversas localidades em que atuou até a sua aposentadoria.

A partir de 2005, por solicitação ao Bispo Diocesano, foi liberado de encargos pastorais, passando a morar em residência própria em Barão de Cotegipe e ficando à disposição para atender necessidades de diversas paróquias e continuando a atuar na formação dos seminaristas.

Há três dias, por problemas decorrentes de hérnia foi hospitalizado no Hospital de Caridade para cirurgia. Tendo sido constatada também uma infecção generalizada, a cirurgia foi adiada para os procedimentos necessários para superá-la. Na visita que lhe fiz ontem, dia 10, à tarde, ele estava lúcido e tranquilo, dizendo-me: “chega um momento em que nos resta unicamente confiar a nossa vida nas mãos de Deus.”

Como deixou expresso seu desejo de ser sepultado em Guaraniaçu, PR, junto ao túmulo de seus pais, e pelo tempo necessário de deslocamento até lá, a missa de corpo presente em nossa Diocese, com participação restrita conforme os protocolos sanitários, será às 08h30, na igreja N. Sra. do Rosário em Barão de Cotegipe e depois o corpo do Pe. Ângelo será transladado para Guaraniaçu.

Recomendo a todos os diocesanos a oração pelo Pe. Ângelo, intercedendo junto a Deus que o envolva com sua misericórdia e lhe dê a recompensa por sua vida e por seu

ministério presbiteral, exercido em diversas paróquias e na formação seminarística. Unido à Virgem Maria e aos santos e santas, possa cantar o louvor eterno a Deus Trindade, como o fez de forma edificante por sua oração, especialmente pela Liturgia das Horas e pela Eucaristia.

Recomendo que ele seja incluído nas intenções de todas as missas na diocese nestes próximos dias.

Que as exéquias deste presbítero de nossa Diocese seja também motivação especial para pedirmos a Deus, por intercessão de Maria Santíssima, a Mãe dos Sacerdotes, muitas vocações ao ministério ordenado, à vida religiosa e à missão de leigos e leigas em nossas comunidades.

Erechim, 11 de fevereiro de 2021.

Dom Adimir Antonio Mazali

Bispo Diocesano.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS