Bacia leiteira da região precisa ser reativada ou se transformará numa floresta de eucalipto

Um dos grande desafios para os prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) é conseguir reativar a bacia leiteira da região, só assim será possível manter as portas abertas dos estabelecimentos dos municípios. Ou, boa parte dos territórios se transformará numa floresta de eucaliptos.

Até podem justificar que Aurora vai ampliar o número de aviários e chiqueiros na região, mas é muito pouco, não chega a 100 propriedades. Isso significa, uma média de três unidades por municípios. Qual será o futuro das demais propriedades?

Estaria na hora de reunir a diretoria da Aurora com todos os prefeitos, fazer uma proposta para instalar uma indústria de beneficiamento de leite na região. Em pouco tempo os agricultores e os municípios teriam retorno.

Até pouco tempo o maior movimento no comércio da região era no dia do pagamento do leite, mas hoje é o dia que vão receber sua aposentadoria. Se a bacia leiteira não for reativada, irão vender suas propriedades para reflorestamento de eucalipto. Sem contar que na maioria das comunidades vai desaparecer o comércio, como vem acontecendo ao longo dos anos.

Por Egidio Lazzarotto 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS