Tendo em vista a Pandemia da Covid-19 e respeitando as regras de distanciamento social, este ano a Secretaria de Saúde do Município de Erechim, através do SAE (Serviço de Assistência especializada em HIV/AIDS e IST) não realizará a sua tradicional atividade de rua para a divulgação da importância da Prevenção para o HIV e outras IST.
Importante fazer um alerta sobre o aumento do número de atendimentos relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis e por consequência e diagnóstico de novos casos de HIV. O diagnóstico para IST e HIV leva apenas 15 minutos através da realização dos testes rápidos que podem ser feitos em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.
A pessoa que teve uma situação de risco, relação sexual sem preservativo, é gestante, deve procurar uma UBS e realizar o teste. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que tem à disposição de empresas, parceiros, entidades, colaboradores e população em geral, material informativo (cartazes e folderes) sobre HIV e IST assim como preservativos masculinos e femininos.
2020 – As pandemias de HIV e COVID-19
AIDS e Covid-19 têm em comum o fato de, inicialmente, a disseminação das duas doenças por todo o globo ter ocorrido quando o agente etiológico delas era desconhecido. O vírus da Covid-19, entretanto, foi rapidamente identificado e medidas sanitárias para sua contenção foram imediatamente estabelecidas.
Diferentemente da pandemia atual pela Covid-19, há quase 40 anos, em 1981, surgia o primeiro paciente portador de AIDS nos Estados Unidos. Mesmo não tendo uma vacina ainda disponível, há vários métodos para sua prevenção.