Liga Acadêmica da Medicina da URI promove campanha de combate ao AVC

A Liga Acadêmica de Neurologia, Neurocirurgia e Neurociências (LANNURI), do Curso de Medicina da URI Erechim, esteve engajada na campanha do Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), comemorado anualmente no dia 29 de outubro.

Filiada ao Centro Acadêmico de Medicina (CAMED) e associada à Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia (ABLAC), a LANNNURI, a qual possui o tripé ensino, pesquisa e extensão, divulgou em suas redes sociais (instagram e facebook) durante todo o mês de outubro informativos acerca do combate ao AVC, como posts educativos abordando a prevenção, os fatores de risco da doença e os 5 sinais de reconhecimento de um AVC. Além disso, elaborou cartazes com os sinais de reconhecimento que foram anexados, de forma visível, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Erechim, frequentada por alunos da Instituição, assim como no Centro de Estágios e Práticas Profissionais da URI (URICEPP) e no Ambulatório construído junto à Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE). A elaboração do conteúdo, o qual possui fins educativos, contou principalmente com o auxílio da Coordenadora Pedagógica do Curso de Medicina, Professora Miriam Salete Wilk Wisniewski.
Para proporcionar um contato mais enriquecedor sobre o assunto, a LANNNURI elaborou ainda uma aula online, no dia 16 de outubro, ministrada pelo médico neurologista Bruno Demarco, o qual contou com a participação da diretoria da LANNNURI, composta pela Presidente Emilli Cristina Dos Santos; Vice-Presidente e Tesoureira Tayná Andressa Wencelewski; Secretária Tainá da Rosa Bouckhardt, Diretora de Comunicação e Extensão, Nicole de Albuquerque; e Diretora de Pesquisa, Viviannne Amanda do Nascimento, bem como membros da Liga e acadêmicos de Medicina da turma 2020. Os alunos foram provocados a debater a temática e incentivados a participar da ação social, levando os cartazes para as UBS’s que estão frequentando durante este semestre.

Esta foi a primeira campanha em combate ao AVC realizada pela LANNNURI, o qual contou com o apoio do Coordenador Sergio Bigolin; Coordenadora Pedagógica, Miriam Salete Wilk Wisniewski; neurologista Bruno Demarco; a URI Erechim; e a Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia – Capítulo Rio Grande do Sul.

O AVC pode ser reconhecido por 5 sinais simples: o “S”, pedindo para a pessoa dar um sorriso; o “A”, pedindo para a pessoa dar um abraço; o “M”, pedindo para a pessoa repetir uma frase: e o “U”, telefonando para o SAMU se a pessoa suspeita de ter tido um AVC não conseguir realizar nenhum dos comandos acima. Saber esses sinais é importante para que a população saiba reconhecer de maneira fácil o AVC e procurar, se necessário, o SAMU. Além disso, o conhecimento é importante, pois para que a pessoa que teve um AVC, tenha um atendimento precoce nos serviços de saúde, aumentando assim a taxa de sobrevida após o acidente vascular cerebral.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS