Quatro Irmãos sedia encontro técnico regional de Conservação do Solo e da Água

O 2º Encontro Técnico de Conservação de Solo e da Água de Quatro Irmãos reuniu produtores e extensionistas da Emater/RS-Ascar de 15 municípios da região do Alto Uruguai. O evento foi realizado na sexta-feira (08/12), na lavoura do Grupo Agros, que cedeu parte da área para a realização das práticas, e reuniu representantes de entidades, empresas de assistência técnica, pesquisa e o poder público municipal e estadual. O objetivo é difundir técnicas de manejo de solo e água para aumentar a produção e a rentabilidade agrícola.

A atividade faz parte das ações do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água “Conservar para Produzir Melhor”, que é uma politica pública coordenada pela Secretaria Estadual de Agriucltura, pecuária e Irrigação (Seapi) e executada pela Emater/RS-Ascar.

A visita às três estações aconteceu após a abertura, feita pelo prefeito de Quatro Irmãos, Adilson De Valle, pelo vice-prefeito Ederval Nadal, secretário municipal da Agricultura, Valdecir Toígo, pelo gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, pelo pesquisador da Embrapa Trigo, Antonio Faganello, pelo professor da Universidade Regional Integrada das Missões (URI), campus de Erechim, Jardes Bragagnolo, além de representantes de entidades e de instituições financeiras.

Foram realizadas práticas agrícolas de manejo de solo e água para contribuir com a melhoria da estrutura física e biológica do solo, aumentar o armazenamento de água das chuvas na lavoura e diminuir os efeitos de estiagens, visando uma agricultura de forma conservacionista e sustentável a longo prazo. Em uma das estações, o professor de Agronomia e Engenharia Agrícola da (URI), doutor Jardes Bragagnolo, juntamente com o extensionista da Emater/RS-Ascar, Ernani Schneider, orientaram sobre a importância da infiltração da água na produção de grãos e na conservação do solo. No local, a URI instalou um simulador de chuva, para avaliação da taxa de infiltração de água e o impacto causado no solo.

Em outro espaço, os extensionistas da Emater/RS-Ascar, Jonas Farina e Genuir Denega, repassaram orientações sobre o perfil do solo e sobre o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água. No local foi aberta uma trincheira, para demonstrar a estruturação do solo e o potencial do enraizamento e da nutrição do solo.

Em outra estação, o pesquisador da Embrapa Trigo, Antônio Faganello, falou da importância dos mecanismos do sulcadores de solo que equipam as semeadoras para o plantio direto. Ele explicou os procedimentos para operação de semeadura, destacando alguns dos equipamentos que devem ser usados para escarificação do solo para minimizar a compactação de solos. Alguns dos materiais usados, segundo ele, vão aumentar a profundidade, podendo chegar de 15 a 20 cm, auxiliando na infiltração da água. Segundo Faganello, após a colheita da soja, o produtor faz a escarificação e inicia o plantio de milho grão. O pesquisador chamou atenção para que a “máquina tem que ser adequada à propriedade. Temos que iniciar o plantio de forma correta. Se iniciarmos mal, não tem o que corrija”, enfatizou.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Quatro Irmãos, Sicredi, Embrapa Trigo, URI campus de Erechim, com apoio da Cooperalfa Quatro Irmãos, Consultoria Agronômica Luciano Remor – CP Assessoria Agropecuária, Didoné Soluções Ambientais e Agronômicas, Futura Agrícola – Grupo Agros, JR Comércio e Representações e Olfar S/A Alimentos e Energia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS