Agroindústrias de Áurea recebem certificados do Peaf

Muitos produtores do Alto Uruguai têm buscado as atividades voltadas às agroindústrias para agregar renda aos produtos e, assim, ter uma alternativa para se manter no campo com mais renda e qualidade de vida. Neste sentido, mais um grupo de produtores está recebendo o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), “Sabor Gaúcho”. Nesta quarta-feira (29/09), as agroindústrias do município de Áurea: Petzhold, voltada à produção de queijo e bebidas lácteas, e Ionczik, que atua com produtos minimamente processados como mandioca descascada, milho, espaguete de cenoura, entre outros itens, receberam os certificados. O programa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) é executado pela Emater/RS-Ascar.

A entrega aconteceu no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Áurea com a presença do gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, do engenheiro agrônomo e extensionista rural, Carlos Alberto Angonese, da coordenadora regional de Agricultura em Erechim (Seapdr), Magali Angelina Salame, e dos extensionistas rurais Dibartolomei Zorzanello e Ligia Wencelewski. A cerimônia ocorreu respeitando todos os protocolos exigidos durante a pandemia do novo coronavírus.

Na ocasião, Tonello parabenizou os produtores e lembrou que há o incentivo do governo do Estado e da assistência técnica prestada pela Emater/RS-Ascar na elaboração dos projetos e organização das agroindústrias. A coordenadora regional da Agricultura, Magali Salame reafirmou a importância desta política pública como forma de agregar valor ao produto e manter as famílias e os jovens no campo. Jonas Ionczik e Ademir Petzhold, proprietários das agroindústrias que receberam os certificados, agradeceram a Emater/RS-Ascar e a Secretaria da Agricultura, lembrando que para superar as dificuldades surgidas ao longo dos anos de atividade, passaram por qualificações e cursos em busca do desafio de atender à legislação. A produção das duas agroindústrias é comercializada em Erechim.

Programa da região do Alto Uruguai

A região do Alto Uruguai tem 139 agroindústrias inclusas Peaf. No momento, outras estão em processo de formalização. Com previsão de mais sete adesões até o final do ano, o número passará para 146 agroindústrias. De acordo com o engenheiro agrônomo e extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Carlos Alberto Angonese, houve um incremento de 12,3% em relação ao ano passado. “Nossa tradição no

beneficiamento artesanal e a busca por agregar valor às matérias-primas são as justificativas para o crescimento da atividade”, avalia Angonese.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS