Museu de Ciências da URI apresenta exposição online “COLEÇÃO FRITZ PLAUMANN”

            O Museu de Ciências da URI está realizando até o próximo dia 30 de agosto, uma exposição on line com o objetivo de interagir de forma virtual com a comunidade e, desta forma, também comemorar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Por isso, foi organizada uma exposição de fotos de parte do acervo científico do Museu de Ciências e do Herbário Padre Balduíno Rambo, ambos Órgãos Suplementares da URI.

         O acervo em destaque na exposição faz parte da Coleção Fritz Plaumann que é composta por exemplares de insetos e vegetais coletados a partir de 1940 em Nova Teutônia/SC.

         Fritz Plaumann foi um dos mais respeitados entomologistas e autodidatas em ciências do mundo. Nascido em Preussich Eylau, cidade ao norte da Prússia Oriental, mudou-se com a família para o Brasil em novembro de 1924. Após várias semanas de viagem, a família Plaumann alcançou o oeste do estado de Santa Catarina, mais precisamente Nova Teutônia, antigamente distrito de

Seara.

         Agricultor, fotógrafo, professor, comerciante, entre muitas outras atividades, o Prof. Plaumann deteve-se mais demoradamente e com maior amplitude, na observação, registro e coleta da flora e da fauna, principalmente de insetos da região. Em 70 anos de trabalho dedicado e apaixonado, conseguiu identificar um total de 17 mil espécies. Dessas, 1.500 eram desconhecidas da ciência.

         Diariamente, a exposição apresenta nas mídias sociais (Facebook e Instagram – @urimurau) fotos e breve descrição dos exemplares coletados por Fritz Plaumann.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS