O governo do Estado lança, na tarde desta quinta-feira (23/7), novo projeto estratégico para o enfrentamento ao coronavírus no Rio Grande do Sul. O Testar RS vai ampliar a testagem diária da população gaúcha por meio do exame RT-PCR (que detecta a presença do vírus no organismo).
A estratégia é resultado da união entre a Secretaria da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde e será dividida em duas etapas. A proposta é chegar a até 7 mil exames diários a partir da segunda fase.
O objetivo do projeto é ampliar a realização de testes e diagnósticos em grandes proporções, permitindo acompanhar melhor a evolução da epidemia e orientando de forma ainda mais objetiva as tomadas de decisões.
O lançamento do Testar RS será feito pelo governador Eduardo Leite e pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, na transmissão virtual de atualização sobre a pandemia no Estado, prevista para as 14h, nos perfis oficiais do Governo do RS no Facebook e no YouTube.
Durante a live, também serão anunciados recursos para ações do governo envolvendo povos indígenas, saúde prisional, população em situação de rua, Apaes, entre outros.
Texto e edição: Secom