Homenagem ao busto de Tiradentes em Erechim

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Segurança Pública, juntamente com a Liga de Defesa Nacional, realizou na manhã desta terça-feira, 21, uma homenagem ao Busto de Tiradentes.

Em uma cerimônia simples devido aos cuidados com relação as medidas de prevenção estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estiveram presentes o Presidente da Liga de Defesa Nacional, Capitão Altemar Dutra, a vice-presidente da LDN, Magda Ampessan Schneider e o Coordenador de Segurança Pública e Proteção Social, Emerson Santarém.

Na oportunidade, como acontece todos os anos, foi colocada uma coroa de flores como forma de lembrar a data e prestar a homenagem ao Mártir da Inconfidência Mineira.

Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de Tiradentes, consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência mineira. Tragicamente, ele foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte, uma vez que os outros envolvidos foram perdoados pela Coroa Portuguesa.

O movimento dos inconfidentes, organizado em 1788, foi consequência do contato dos colonos brasileiros com os ideais iluministas divulgados na Europa que haviam, por sua vez, inspirado o movimento de independência dos Estados Unidos.

Tiradentes foi usado como bode expiatório pela Coroa Portuguesa. Ele foi enforcado na manhã de 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro. Em seguida teve o corpo esquartejado em quatro partes e espalhado pela estrada de acesso a Ouro Preto.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS