Extinção da Chama Crioula marca o encerramento do Acampamento Farroupilha 2017

Show de encerramento foi com Mano Lima

A extinção da Chama Crioula, feita pelo Patrono Joaquim Samuel do Nascimento, ao lado dos cavaleiros da condução da Chama Crioula Estadual dos Festejos Farroupilhas 2017, e pela Coordenadora das 19ª RT, Cleusa Sotoriva, marcou o encerramento da nona edição do maior evento tradicionalista do interior do Rio Grande do Sul e considerado o 2º maior do Estado. Mais de100 mil pessoas passaram pelo Parque da ACCIE, local que reuniu mais de 13 galpões de entidades tradicionalistas e patrocinadoras e onde foram realizadas oficinas culturais, gincana cultural, tarde com a Terceira Idade, mateada, 1ª Feira Regional do Artesanato, Comércio e Indústria, parque de diversões, praça de alimentação diversificada, mostra literária João Simões Lopes Neto, diversas apresentações musicais de conjuntos tradicionalistas, a 3ª Competição de Jogos Tradicionalistas e o 2º FestiArte.

O Acampamento Farroupilha 2017 é uma realização da 19ª Região Tradicionalista do MTG, Prefeitura de Erechim, Accie e Sesc Erechim – Fecomércio-RS e contou com patrocínio da Cavaletti, Cercena, Madec, Futura Agrícola, Sementes Estrela, Sicredi, Ibramate e Emater/RS; além de patrocínio cultural de Master Supermercados e apoio de Chiquito e Bordoneio.

A solenidade de encerramento da Semana Farroupilha 2017 também foi marcada com o arriamento dos pavilhões: Nacional pelo Secretário Municipal da Agricultura, Leandro Basso; Estadual pelo Comandante Interino do 13 BPM, Major Uilson Ceconello; Municipal pelo presidente do Poder Legislativo, Alessandro Dal Zotto; do MTG pela Coordenador da 19ª Região Tradicionalista do MTG, Cleusa Cecília Sotoriva; e do Acampamento Farroupilha, pelo Patrono da Semana Farroupilha de Erechim, Joaquim Samuel do Nascimento.

Em seu pronunciamento, o Patrono da Semana Farroupilha, Joaquim Samuel do Nascimento, falou da sua satisfação de ser Patrono desta edição do AF, do seu envolvimento com as causas tradicionalistas e agradeceu à Comissão Organizadora pelo excelente trabalho desenvolvido e a participação dos acampados. O Patrono recebeu de Cleusa Sotoriva um pergaminho, como homenagem do AF 2017, com os seguintes dizeres: “Uma homenagem ao Patrono dos Festejos Farroupilha de Erechim 2017, Joaquim Samuel do Nascimento. Agradecemos pela dedicação com que lutas pelo tradicionalismo, bem como pela amizade e respeito com que tratas teus amigos e companheiros. O orgulho de ser gaúcho é um sentimento que sobrevive em nossos corações graças ao empenho de algumas pessoas iluminadas que doam seu tempo e suor em prol da nossa rica cultura. Obrigada por fazer disso tua missão!”

A presidente da 19ª RT, Cleusa Sotoriva, agradeceu aos acampados, integrantes da Comissão Organizadora, artistas, comunidade e a todos que participaram do evento pelo espírito tradicionalista que envolveu o AF 2017. O Secretário Municipal da Agricultura, Leandro Basso, destacou a realização deste grande evento, agradecendo a cada um pela participação demonstrando o amor pelo tradicionalismo.

SHOWS QUE MARCARAM O ENCERRAMENTO DO AF

Três shows nativistas fecharam a agenda de apresentações musicais do Acampamento Farroupilha de Erechim. Na segunda-feira, 18, quem subiu ao palco foi o Grupo Vento Negro; na terça-feira, dia 19 de setembro, o Grupo Compasso Fandangueiro; e, na quarta-feira, 20 de setembro, fechando a agenda de shows, subiu ao palco do Pavilhão 2, Mano Lima, que levaram um grande número de fãs se colocarem em frente ao Palco para assistir os artistas.

DESFILE FARROUPILHA DE 20 DE SETEMBRO

O Desfile Farroupilha de 20 de Setembro é uma atividade de responsabilidade da 19ª RT e está inserido nas atividades culturais do Acampamento Farroupilha de Erechim. Este ano, 36 entidades tradicionalistas desfilaram na Av. Maurício Cardoso para um grande público que saiu de casa, na manhã ensolarada, para assistir ao desfile. Como de costume, o desfile é organizado da seguinte maneira: primeiro os pelotões que desfilam com carros temáticos e a pé; e, em seguida, as entidades que desfilam a cavalo.

GALPÕES DESTAQUE E VENCEDORES DA GINCANA CULTURAL

Durante a solenidade de encerramento do AF foram anunciados os resultados da Gincana Cultural e dos Galpões Destaques pela Diretora Cultural, Aline Durli. Antes de divulgar os vencedores, Aline Durli e Cleusa Sotoriva fizeram a entrega para a gerente do Sesc Erechim, Sandra Mariga, de tampinhas de garrafas e lacres de latinhas que foram recolhidos pelos acampados, como cumprimento de uma tarefa da Gincana Cultural.

Os vencedores da Gincana Cultural foram: 1º Lugar: CTG Recanto do Quero-Quero; 2º Lugar: CTG Galpão Campeiro; 3º Lugar: CTG Os Campêro.

Ao anunciar os Galpões Destaques do AF 2017, Zulma Grando, também do Departamento Cultural da 19ª RT, destacou os critérios que foram levados em conta na avaliação: autenticidade, originalidade, organização, receptividade, criatividade e limpeza. O resultado não contemplou de 1º ao 5º lugar, mas todos foram considerados Galpões Destaques e foram anunciados pela ordem alfabética. Foram vendedores CTG Os Campêro, CTG Recanto do Quero-Quero, Piquete Cabanha Chapéu Preto, CTG Sentinela da Querência e GN Alma Crioula.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS