Aratiba realiza workshop em escuta especializada à crianças e adolescentes vítimas de violência
Objetivo é aumentar e fortalecer a formação para o atendimento das vítimas
O governo de Aratiba, através da Secretaria de Administração e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes de Aratiba – COMDICAR realizaram no último sábado (11) no Centro de Convivência da Terceira Idade uma capacitação da rede municipal através de um workshop conduzido pelas assistentes sociais Graziela Milani Leal e Mirani Dutra.
A formação teve início pela manhã, onde foi realizada uma abertura com acolhimento e apresentação das ministrantes e dos participantes. Na sequência foram abordados os seguintes temas: contextualização histórica da escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência e a lei Federal nº 13.431 de 2017 e abordagem das violências e do sistema de garantia de direitos da criança e adolescente vítima ou testemunha de violência. Á tarde, foram trabalhados os temas da escuta de crianças e adolescentes em situação de violência, metodologia ativa, desafios da rede de proteção para a efetivação da escuta especializada e feedback do workshop.
“O objetivo do evento foi alcançado com sucesso. Muito conhecimento de suma importância e relevante para a implementação do sistema de garantias às crianças e adolescentes vítimas de violência conforme previstas na Lei,” disse a secretária de Assistência Social, Maria Helena Bevilaqua Dill.
A formação reuniu representantes do Conselho Tutelar, Brigada Militar e secretárias de Assistência Social, Educação e Saúde.