Posse dos Vereadores Mirins torna-se noite de orgulho e dever cumprido para pais, direção e professores das escolas participantes

A noite da última segunda, 20, será inesquecível para 34 crianças e adolescentes de 17 escolas participantes que prestaram juramento quando da posse dos 17 titulares e 17 primeiros suplentes dentro do Programa Vereador Mirim, a Câmara Vai à Escola, em sua quarta edição junto a Câmara Municipal de Vereadores.

Em um ambiente onde os vereadores deram espaço para os vereadores mirins, a áurea era de satisfação, alegria, sentimento do dever cumprido e, acima de tudo, uma verdadeira aula de cidadania proporcionada pelo Programa que terá um ano de duração após a posse oficial que acontece no início de 2018, quando da posse da Mesa Diretora da Casa que irá comandar os trabalhos no próximo ano.

Presente na Mesa de Trabalhos, a Delegada Regional Diana Zanatta destacou aos vereadores mirins que aproveitem o momento que a vida estava oferecendo. “Que belo exemplo de cidadania vocês estão dando. Usem a porta que se abre com responsabilidade, que ela sirva como uma sementinha, e que levem para as suas escolas o que estão aprendendo nesta Casa Legislativa.          Parabéns ao Poder Legislativo por esta aula de cidadania”.

Marcos Lando, vice prefeito, destacou a importância de se exercer a cidadania. “A partir de agora vocês, sejam titulares ou suplentes, darão uma grande contribuição para o município de Erechim. Parabéns a todos os envolvidos neste grande projeto desta Casa”.

Ale Dal Zotto, presidente do Poder Legislativo ressaltou a importância e a grandiosidade do Programa Vereador Mirim. “Uma oportunidade em que estamos frente a frente com as futuras gerações que irão dar um Norte para o nosso município. Uma satisfação para nós vereadores, direção e professores das escolas participantes, pais, amigos, mas ainda mais para cada vereador mirim que passará a ver o mundo, a partir de agora, com outros olhos. O olhar da crítica, da construção, da união, do desenvolvimento, da compreensão, do perdão, da amizade e especialmente, do coletivo. Saber que a partir de agora não sou mais o eu, mas o nós”.

Dal Zotto ressaltou que o momento é de olhar para os lados e poder saber das dificuldades que os demais estão passando e de que forma se pode auxiliar. “Isto é Cidadania”.

O Programa Vereador Mirim – A Câmara Vai à escola, foi implementado, em sua primeira edição, ainda no ano de 2003. Tem como objetivo promover a interação entre a Câmara Municipal de Vereadores de Erechim e as escolas municipais, estaduais e particulares, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo dentro do contexto social em que vive, contribuindo, dessa maneira, para a formação de sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Entre as suas metas está o fato de proporcionar a circulação de informações nas escolas sobre projetos, Leis e atividades legais da Câmara Municipal, possibilitar aos estudantes o acesso e conhecimento dos vereadores e as propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade, favorecer atividades de discussão e reflexão sobre problemas de nosso município que mais afetam a população.

Entre os seus objetivos está o de proporcionar situações em que os alunos, representando as figuras dos vereadores, apresentem sugestões para solucionar importantes questões da cidade ou determinados grupos sociais, sensibilizar professores, funcionários e pais de estudantes para participarem do projeto e para apresentarem sugestões para o seu aperfeiçoamento.

Vereadores Mirins diplomados:

Aline Aparecida Rodrigues Amaral, Cássio Eduardo Ribeiro, Jabes de Mattos de Barcellos, Jennifer Luana Castilho, Julia Prichua, Leonarda Prates de Moraes, Letícia Rorig Saviscki, Levi da Rosa Gomes, Monah Girardi Kautz, Pâmela K. da Silva, Paola F. Magro Griseli, Reuel V. de Bastiani, Sophia F. Colome, Taís Michailoff, Thauana Paula Vall, Thiago A. Pan Zelik e Vitor H. Stryjewski.

Mesa Diretora:

Ainda durante a sessão de posse, vereadores mirins escolheram, por voto, a Mesa Diretora dos trabalhos que ficou assim constituída: Presidente: Levi da Rosa Gomes, Vice: Pâmela K. da Silva, Primeiro Secretário: Thiago A. Pan Zilik e Segundo Secretário: Leonarda P. de Moraes.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS