Coordenações paroquiais de Catequese encerram encontros do ano com retiro

As coordenações de catequese das Paróquias da Diocese de Erexim participaram do seu último encontro deste ano, nesta segunda-feira, 28, festa de São Judas Tadeu e São Simão, na Capela da Reconciliação do Santuário N. Sra. de Fátima. O encontro foi em forma de retiro, assessorado pela Ir. Silvânia Fátima Golfetto, Superiora Regional das Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada, residente em Passo Fundo.

Num primeiro momento, ela motivou o grupo para a leitura orante da passagem do evangelho de São Lucas (5,1-11) sobre o seguimento de Jesus, dando para isto algumas indicações explicativas do texto. Em cinco grupos, os participantes seguiram os passos da leitura orante da Palavra de Deus: 1º) o que o texto diz – LEITURA; 2º) o que o texto me diz – Meditação; 3º) o que o texto me faz dizer – ORAÇÃO; 4º) o que o texto me provoca a assumir? – CONTEMPLAÇÃO.

Num segundo momento, Ir. Silvânia conduziu reflexão orante sobre três aspectos da vida dos discípulos de Cristo: chamados, batizados e enviados.

No primeiro aspecto, destaque para o dom da vocação, o anúncio de Jesus para cada um. No segundo, o dom da vida nova em Cristo, que torna os batizados filhos no Filho de Deus, com adesão a Ele, percorrendo o caminho do discipulado. Com os sinais do batismo, os participantes reviveram a assinalação com o sinal da Cruz, a unção com óleo perfumado, a renovação das promessas do Batismo. No terceiro aspecto, “enviados”, ressaltou-se que os discípulos de Cristo são enviados em missão, anúncio que se traduz em palavras e gestos. Grande modelo de missionária é a Virgem Maria, serva fiel e discípula que ensina a viver a missão com fé. Maria ESCUTOU a Deus, disse SIM, OBEDECEU e foi fiel até o fim. Quem anda com Maria nunca se desvia do caminho de Jesus e vive mergulhado no Amor do Coração de Deus.

Pe. Maicon Malacarne, coordenador diocesano de pastoral, falando ao grupo, recordou a recente assembleia diocesana que encaminhou o 14º Plano da Ação Evangelizadora da Diocese, a ser aprovado pelo Conselho de Pastoral no dia 23 de novembro. O Administrado Diocesano, Pe. Antonio Valentini, também esteve com o grupo, ressaltando a importância e a necessidade da oração, acompanhada de atitudes concretas de comunhão fraterna e de amor à Igreja, compromisso com a verdade e a justiça.

Irmã Silvânia Fátima Golfetto – nasceu em Erval Grande, em 1976, onde assumiu o compromisso definitivo (profissão perpétua) na Congregação das Irmãs Ursulinas de Maria Imaculada. Fez seus estudos iniciais em Passo Fundo. Cursou Teologia e Ciências da Religião em Verona, Itália. Fez Curso para Formadores na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma; Teologia de Espiritualidade do Oriente e do Ocidente, Cardeal Spidlik, do Centro Aletti. Trabalhou no Mato Grosso, em Verona, na casa geral da Congregação, e em Passo Fundo. Atualmente é superiora regional da Congregação que tem duas casas no Mato Grosso, duas em Roraima e duas em Passo Fundo.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS