Dia de Campo em Ponte Preta discute vantagens de armazenar grãos na propriedade

As vantagens econômicas e possibilidades de manter em um mais alto nível de qualidade os grãos armazenados na propriedade marcaram as orientações repassadas no Dia de Campo que tratou sobre este tema, realizado em Ponte Preta, na sexta-feira (18/10), na Câmara de Vereadores, e na visita em três propriedades do município que já adotaram o sistema.

A palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Carlos Alberto Angonese. Ele destacou a importância de se armazenar na propriedade e procedimentos sobre o manejo de secagem dos grãos e manejo de conservação ao longo do tempo, através da aeração de resfriamento. Angonese também enfocou os cuidados no manejo das pragas no armazenamento, em especial através do uso do frio e do expurgo no tratamento curativo.

Segundo ele, secagem e uso da aeração são ações fundamentais para manter a qualidade do grão que será utilizado tanto na alimentação humana como animal. A má conservação dos grãos ocasiona perdas econômicas e na qualidade do grão, fatores que podem ser resultado da utilização de estruturas de armazenagem e de manejo inadequados. De acordo com Angonese, o Brasil armazena apenas 15% da produção de grãos na propriedade, enquanto que em países desenvolvidos este índice atinge 50%. A redução de custos com frete, ao proveitamento dos resíduos de grãos, a redução dos custos de secagem e armazenagem, a possibilidade do produtor comercializar o grão na hora mais vantajosa e a qualidade diferenciadas de grãos e sementes também foram apontados como vantagens deste sistema. Angonese chamou ainda a atenção para a importância da capacitação dos produtores em Boas Práticas de Armazenagem, contribuindo para o manejo e armazenagem correta e mais rendimento econômico.

Abertura – O evento foi aberto pelo prefeito Ademir Sakrezenski, pelo gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello. Também participaram o vice-prefeito Josiel Griseli, o secretário da Agricultura, Claudir Carraro, representantes do Sicredi e da Cresol, entre outros.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS