Severiano de Almeida retoma trabalhos em Conjunto de Britagem

Município realizou ainda detonação de rocha após licenciamentos previstos

Estão sendo retomados os trabalhos no conjunto de britagem de Severiano de Almeida. Entre os dias 9 a 17 de setembro ocorreu a perfuração das rochas do tipo Basalto na área de extração para a colocação dos explosivos, sendo no dia 19 foi realizada a detonação.

Foi desmontado um volume aproximado de três mil metros cúbicos de rochas nesta primeira etapa. O material vai ser utilizado na conservação das estradas vicinais do município, um total de cerca de 620 quilômetros.

É importante salientar que a prefeitura de Severiano de Almeida possui a Licença de Operação do Conjunto de Britagem com validade até outubro de 2023 junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Possui ainda o Registro de Extração publicado pela Agência Nacional de Mineração e Autorização para Detonação pelo Exército Brasileiro – Comando da 3º Região Militar.

A prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou ainda diversas adequações e melhorias no Conjunto de Britagem para a obtenção da Licença de Operação. Estas adequações contemplaram a recuperação de uma nascente no local, com a desobstrução e limpeza do canal de escoamento da água excedente das fontes, plantio de grama no entorno e  troca da tampas.

No local, foi feita ainda a retirada das espécies exóticas invasoras e após feito o plantio de 1,1 mil mudas nativas referentes a implantação do projeto de compensação ambiental e de recuperação de área degradada.

A prefeitura fez também a abertura de bacias de decantação e valas para escoamento das águas pluviais, o fechamento do açude próximo a área de extração, além da organização dos materiais e equipamentos de trabalho com o recolhimento de materiais inservíveis a céu aberto e colocação de placas de identificação.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS