Alunos do 2º ano do Ensino Médio do Barão explicam óptica ao Ensino Fundamental

Como as lágrimas se formam? A pergunta, feita por um aluno do 4º ano ao grupo responsável por explicar as anomalias da visão, foi uma das tantas que impressionou as turmas do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB). Na tarde da última quarta-feira (14) os estudantes do Ensino Médio submeteram seus trabalhos a apreciação não só da professora de Física, mas também às turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da escola.

A presença da óptica no dia a dia foi enfatizada por temas como os instrumentos óticos, cores, ilusão de óptica, anomalias da visão, luz e laser. Para facilitar o entendimento das crianças, a experiência de ver objetos utilizando uma lupa ou de observar o ambiente externo com a ajuda de um binóculo foram algumas das propostas dos grupos. “Trouxemos diversos tipos de óculos, imagens e o próprio celular para explicar aos estudantes do Ensino Fundamental sobre o funcionamento do olho humano e sobre a forma como os olhos ajustam o foco nos casos de miopia e hipermetropia”, destaca a estudante Nathália Amaral, impressionada com a forma como os pequenos conseguiram assimilar os conteúdos que verão de forma mais complexa no Ensino Médio.

“Na disciplina de Física discutimos os temas de forma ampla. No caso da cor, por exemplo, expliquei que cada cor tem sua velocidade e sua frequência. Posteriormente, os grupos se aprofundaram nos temas e agregaram conhecimentos, a exemplo da psicologia das cores”, explica a professora Claudia Seibt. Além das duas turmas de Ensino Fundamental, os grupos também receberam a visita do 3º ano do Ensino Médio em cada uma das cinco estações de apresentação, montadas em cinco salas diferentes da escola.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS