Produtores e estudantes buscam curso em Armazenagem de Grãos em Erechim
Um grupo, integrado por produtores da região do Alto Uruguai e dos municípios de Nova Alvorada e Campo Novo, e estudantes do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emilio Grando de Erechim, iniciou o curso de Secagem e Armazenagem de Grãos, nesta terça-feira (16/07), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). Os participantes receberam as boas-vindas do gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonelo, do coordenador do Cetre, Jorge Silvano Silveira e do coordenador do curso e instrutor, Carlos Alberto Angonese. Tonello destacou a importância do conhecimento, da infraestrutura oferecida pelo Cetre, da sucessão familiar, da assistência técnica e extensão rural prestadas de forma gratuita pela Emater/RS-Ascar e desejou a todos um bom curso.
Após a abertura, os participantes expuseram suas expectativas em relação ao curso, como por exemplo, a busca pelo conhecimento, aperfeiçoamento, e ações na condução para manter a qualidade do grão. Eles também relataram a situação em armazenagem de grãos em suas propriedades, capacidade armazenadora das unidades, e de como pretendem usar o aprendizado em suas propriedades.
O curso tem duração de três dias e será ministrado pelos instrutores Carlos Angonese, Antônio Pandolfo, Claudio Kochhann, Waldir Machado e Murilo Correa Marcon. Serão repassadas orientações sobre o grão, secagem do grão, manejo integrado de pragas e roedores, armazenagem de grãos – aspectos construtivos, aeração, fungos e micotoxinas, comercialização, entre outros assuntos. Também integra a programação do curso uma visita pedagógica em unidades de armazenagem.
Silo Secador de grãos na propriedade
O objetivo do silo é proporcionar a secagem e armazenagem de grãos na propriedade rural, mantendo a qualidade (propriedades nutritivas) dos produtos e diminuindo perdas quantitativas. As unidades podem ser utilizadas para secar diversos tipos de grãos com baixa temperatura (ar natural) e proporciona aeração durante o armazenamento (com resfriamento, mantendo a qualidade do produto).
Vantagens do sistema
Proporciona autonomia nos negócios (mantendo o grão na propriedade, reduz perdas qualitativas e quantitativas, reduz taxa de secagem, armazenagem e expurgo, evita frete externo, utiliza os fragmentos e outras sementes na
propriedade e agrega valor ao produto. Outras vantagens são o baixo curso para construção, tecnologia limpa, tamanhos diversos, instalação simplificada e manejo fácil.
A Emater/RS-Ascar elabora os projetos técnicos. O produtor também pode buscar linhas de crédito especifica.
Outros cursos
Além do curso de Secagem e Armazenagem de Grãos, o Cetre oferece curso de Boas Práticas de Fabricação, de Bovinocultura de Leite; Panificação e Processamento de Farináceos (pães); Panificação e Processamento de Farináceos (biscoitos e bolachas); Citricultura; Produção Artesanal de Bolos e Tortas; Massas Frescas e Salgados; Gestão de Agroindústria, Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, Dieta da Vaca Leiteira e Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural. Apoiam a iniciativa o Sicredi e a Cresol.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3321-0973 ou site www.emater.tche.br