HC é certificado como ‘Ótimo Lugar para Trabalhar’ por consultoria dos EUA
Pesquisa leva em consideração relações interpessoais com a equipe, reconhecimento, tranquilidade no local de trabalho, assistência e benefícios que o Hospital proporciona aos colaboradores
Existem pessoas que só fazem o essencial para que um trabalho esteja ‘ok’, e existem aqueles que abraçam a causa da organização para demonstrar o seu valor, colocando carinho, competência e amor em cada gesto.
No Hospital de Caridade de Erechim, a imensa maioria dos 487 colaboradores (quase 90% deles, mulheres) está no segundo rol de pessoas que, justamente por isso, são valorizadas pela instituição e comunidade regional.
O resultado desta junção de fatores, que tem reflexo direto no atendimento aos pacientes, foi reconhecido pela consultoria norte-americana GTPW que concedeu ao HC o Certificado de ‘Ótimo Lugar para Trabalhar’, ou Great Place to Work, no original em inglês.
A conquista coloca o Caridade ao lado de instituições de renome nacional e internacional, como os Hospitais Albert Einstein, em São Paulo, e Mãe de Deus, em Porto Alegre, que também são chancelados pela GTPW.
Como se chegou à Certificação
Para se chegar ao resultado, a consultoria realizou pesquisa de clima com os colaboradores do HC, avaliando relações interpessoais, programas de reconhecimento, condições de trabalho, assistência e benefícios que o Hospital proporciona, explica a gerente do departamento de Recursos Humanos, Giseli Mocelin. ‘O certificado da GPTW é fruto de anos de ações apoiadas pela direção com foco na valorização das equipes. Ficamos orgulhosos, mas cientes de que, a partir do momento em que o grau de exigência aumenta, precisamos manter e encontrar meios de melhorar constantemente a qualidade do serviço’, observa Giseli. Segundo a gerente, qualquer empresa, a fim de obter o certificado da GPTW, precisa construir práticas culturais estruturadas e desenvolver meios de conscientização junto ao público interno.
O raciocínio de Giseli é reforçado pelo superintendente geral do HC, Claudiomiro Carus, para quem a seleção, formação e capacitação dos profissionais é elemento definidor nos resultados obtidos pela instituição ao longo de seus 85 anos de história. ‘São as pessoas quem têm o poder de alcançar resultados positivos para uma empresa e fazê-la crescer’, destaca Carus, que também diz acreditar que o certificado, graças ao seu status de reconhecimento global, deve ampliar o poder de contratação e retenção de talentos do hospital, o que beneficiará, em especial, a comunidade.
O ser humano importa, diz presidente
Conforme o diretor-presidente do HC, Cláudio Rogério Galli, a certificação comprova o acerto da política adotada pelo hospital, que é a de colocar a pessoa em primeiro lugar. ‘Como tratamos com a saúde, precisamos, além do conhecimento técnico, a interação humana, o conforto nos momentos de dor e o abraço em ocasiões alegres, como o nascimento de um bebê na maternidade. É justamente por isso que valorizamos nossos colaboradores, pois o ser humano importa. Afinal, é a nossa equipe que faz o hospital acontecer’, resume o presidente.
Com 29 anos de atuação no HC, a supervisora do setor de Contas, Irene Tereza Bombana Pavinato, diz que trabalhar no Caridade ‘vai além do trabalho’. ‘Aprendizado constante e a valorização das pequenas coisas são diferenciais da instituição. Sou imensamente grata pelo conhecimento adquirido e reconhecimento profissional nesta caminhada’, revela Irene – que já passou, também, pelo setor de internações e a supervisão da escrituração.
Conheça algumas práticas de gestão do HC
Entre as práticas de gestão e cuidado com os colaboradores adotadas pelo Hospital de Caridade destacam-se:
– Programa Funcionário Modelo e Destaques, desenvolvido desde 2001. A indicação dos premiados é feita a partir de votação interna dos próprios colaboradores. Até 2018, 50 funcionários já foram homenageados;
– Programa ReConhecer, implantado em 2016. Visa homenagear anualmente os funcionários que completam 10, 15, 20, 25, 30 anos ou mais de serviços na instituição;
– Integração de Novos Funcionários. Com periodicidade mensal, a iniciativa oferece ao novo colaborador a sensação de pertencimento e a celebração do vínculo com sua ‘nova casa’;
– Além disso, são realizados treinamentos constantes; incentivos ao estudo e capacitação; encontros de Liderança; gincanas com finalidade social; reuniões de planejamento; bem como oferta de serviços internos como psicologia e outros a todos os colaboradores.
Próxima etapa
A Certificação oferece ao HC a oportunidade de participar do Ranking Melhores Empresas para Trabalhar da GPTW. Para tanto, o departamento de RH da instituição deve fornecer em 30 dias detalhes sobre o perfil da organização e suas práticas culturais. Após avaliação, os melhores exemplos e culturas organizacionais serão premiados conforme as diferentes categorias.