“Sábado no Herbário” mobiliza acadêmicos de Biologia da URI

        Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas  (Bacharelado – turma 2018) da URI estiveram realizando atividades práticas junto ao Herbário Pe. Balduíno Rambo (HPBR) com o objetivo de praticar uma das atribuições do profissional da Biologia na área de Meio Ambiente e Biodiversidade que trata da curadoria e gestão de Coleções Biológicas Científicas e Didáticas.

        Herbário é o local onde são preservadas plantas desidratadas, as quais foram colhidas na natureza e formam uma coleção botânica destinada à pesquisa sobre sua origem e classificação, chamadas taxonômica e florística.

        A atividade desenvolvida pela turma foi orientada pela professora Elisabete Maria Zanin e passou pela coleta de material botânico e respectivos dados de campo, herborização, montagem de exsicatas, identificação da espécie, catalogação e gestão da coleção.

        Uma espécie de planta num herbário é uma fonte insubstituível de registro da biodiversidade e serve como referência a muitas e variadas funções, incluindo identificação, pesquisa e educação.

        As informações extraídas de uma coleção científica de espécies vegetais podem ser aplicadas com os mais diversos objetivos, onde se destacam a recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento de compostos com interesse farmacológico e melhoramento vegetal.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS