Iniciativa inédita incentiva a alimentação saudável nas escolas

Em uma iniciativa inédita, o Município por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, lança o Projeto Feira na Escola Incentivando a Alimentação Saudável, com o apoio do Centro de Apoio a Promoção da Agroecologia (CAPA).

Para tanto, as atividades devem começar no próximo dia 4 de junho no Centro Educacional São José, das 15h às 18h, oportunidade em que estarão presentes sete expositores com uma grande diversidade entre verduras, queijos, embutidos e sucos. Também já estão programadas as feiras na Escola Básica da URI e Colégio Marista medianeira.

Do projeto:

Tendo como público alvo feirantes e alunos do Ensino Fundamental das escolas do município, o projeto justifica-se pelo fato de que é indiscutível a importância da alimentação saudável. Com o atual cotidiano da população, observa-se, a cada dia, principalmente pela população mais jovem, o aumento do consumo de produtos industrializados e ultra processados.

Dados apontam que muitas vezes esse fator se deve à falta de acesso e até o desconhecimento da importância do consumo de alimentos saudáveis para o desenvolvimento do corpo e suas funções vitais.

Para o produtor rural, esta aproximação com o consumidor através da venda direta, possibilita o desenvolvimento pessoal e de seus produtos através da troca de experiências, além de ser um ótimo incremento na renda famíliar possibilitando a melhoria na qualidade de vida.

Fomentar o consumo:

Somado a esses fatores e com o pensamento que a educação tem papel imprescindível para o desenvolvimento do hábito de consumo de alimentos saudáveis, além da aproximação da população ao acesso a esses produtos e a seus produtores, a Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, através do setor de Desenvolvimento Rural, Serviço de Inspeção Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação através do setor de Alimentação Escolar e Centro de Apoio a Promoção da Agroecologia, busca fomentar o consumo entre os alunos e o crescimento da cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros e agroindustrial.

Também busca desenvolver entre os alunos o conhecimento para incentivar hábitos de alimentação saudável, fomentar o desenvolvimento rural do município e aproximar o produtor rural com o consumidor final no intuito de ampliar a cadeia produtiva e o consumo de alimentos saudáveis.

Entre os objetivos específicos está o fato de conceituar a importância do consumo de alimento saudável e de qualidade, aproximar o produtor do consumidor, proporcionar a comunidade escolar o acesso a alimentos mais saudáveis e compartilhar experiências entre produtores e comunidades escolares.

Serão disponibilizadas orientações sobre a importância da alimentação saudável, do consumo de alimentos de origem animal fiscalizados, oferecido pelo Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria de Agricultura, utilização de agrotóxicos nos alimentos pelo Centro de Apoio a Promoção da Agroecologia e experiências da produção pelos produtores participantes do programa.

Este projeto será oferecido as escolas que possuem em seu currículo o ensino fundamental, sendo de livre adesão, e poderá ser estendido a um número maior de escolas conforme a demanda e disponibilidade de produtores.

Apesar do projeto ser, inicialmente, voltado para alunos do Ensino Fundamental, é de extrema importância o envolvimento de toda a comunidade escolar, principalmente os professores que em seu trabalho podem desenvolver este conhecimento.

Os produtores participantes do projeto serão selecionados pela Secretaria da agricultura, tendo a duração de seis meses, de junho a novembro deste ano, podendo ter continuidade de acordo com a demanda e a avaliação.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS