Agricultura realiza cadastramento de propriedades rurais do município

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar realiza desde o dia 4, o cadastramento de todas as propriedades rurais do município, cadastro este que, conforme o secretário da Pasta Altemir Barp, servirá para atender simultaneamente dois programas; o “Novo Rumo” que é uma parceria com a Brigada Militar e o “Conhecendo o Interior de Erechim”, que é um programa da Secretaria”.

No “Novo Rumo” utiliza-se códigos como ERE 000, para cada propriedade. No cadastro é identificado o nome do proprietário, o CPF, telefone e endereço. Através de um GPS de Navegação Veicular são coletadas as coordenadas geográficas da área em cada propriedade.

Os dados são repassados para o sistema da Trak Surce que atualiza os mapas de GPS em todo o mundo. As estradas do município estarão inseridas e atualizadas nestes mapas juntamente com o código. Cada propriedade terá ainda uma placa de identificação com o seu respectivo código e as coordenadas geográficas.

“Conhecendo o Interior de Erechim”, é um programa da Secretaria de Agricultura, onde além do cadastro preliminar, é catalogado o número da matrícula da propriedade, a área total, cultura cultivada, criação de animais, número de pessoas no grupo familiar, quantos residem na propriedade e quantos residem na cidade.

Levantadas as informações, cria-se um banco de dados onde poderão ser diagnosticados a agricultura e a pecuária. As coordenadas são catalogadas por GPS de mão para facilitar o acesso no programa de imagens de satélite.

São 92 propriedades cadastradas até o momento; Linha Poletto, Barragem da Corsan, Km 7 da Barragem, Bairro Peccin, Linha Campininha e Linha Guareschi. Nos próximos dias serão à Linha Rodeio e km 10 Argenta.

Dois dias da semana são destinados para esta atividade e já foram percorridos 250 km pelo interior.

O GPS de navegação veicular facilita e identifica a localização com precisão, o que será de grande valia para os órgãos de segurança, SAMU e Corpo de Bombeiros. Eles chegarão ao destino em um menor tempo de deslocamento e sem risco de pegar a rota errada até o local.

É um instrumento de fácil uso, onde é digitado a inscrição da propriedade e automaticamente ele traça a melhor rota otimizando não só a resposta destes órgãos, mas também a sociedade de um modo geral.

O cadastrante está identificado com um crachá, tendo em mãos um modelo de placa de identificação.  Não se cobra valores em dinheiro e é usado um veículo oficial da Prefeitura Municipal de Erechim. Qualquer dúvida, necessário entrar contato com a Secretaria de Agricultura pelo telefone 35229723.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS