O assistente técnico estadual em Piscicultura da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels, esteve em Erechim, nesta quarta-feira (06/02), participando de uma reunião com o assistente técnico regional em Sistemas de Produção Animal, Vilmar Fruscalso. O objetivo foi debater ações de trabalho voltadas a atividade na região do Alto Uruguai.
A reunião aconteceu na sede do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar com a presença do gerente adjunto Marcos Gobbo. A ideia é implantar uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) em Piscicultura na região do Alto Uruguai. Além de ações para fomentar a produção e comercialização, foram avaliados outros temas como legislação, mercado e a liberação da criação da tilápia na Bacia do Rio Uruguai, que estava proibida há 15 anos. A regularização definitiva da atividade depende agora de portaria da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.
Bartels e Fruscalso, acompanhados do técnico em Agropecuária do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Erechim, Adriano Szynkaruk, também visitaram a propriedade do produtor Vonei Kuskoski, localizada em Erechim, com produção de peixes. Na região do Alto Uruguai, produtores de 23 municípios estão envolvidos com a piscicultura. Entre as principais espécies comercializadas estão as carpas, principalmente a Capim, e tilápias.
A Emater/RS-Ascar, através de seus escritórios municipais, planeja e executa várias atividades nas áreas de piscicultura durante o ano junto aos agricultores. Os extensionistas elaboram projetos de viveiros e orientam os produtores na construção, na calagem e na adubação dos mesmos, na introdução dos alevinos, no manejo e controle da qualidade da água, na alimentação dos peixes, no controle das doenças, na despesca, na comercialização da produção e nas formas de consumo.