Nota sobre nomeação de Leandro Basso para a secretaria de Cultura

A mesma foi emitida pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Erechim criado pela Lei Municipal n.o 4.828/201 e alterado pela Lei Municipal n.o 5.786/2015, emitiu neste sábado (5) nota de posicionamento com relação a nomeação de Leandro Basso para a secretaria de Cultura.

Carta de Posicionamento do CMPC

O Conselho Municipal de Políticas Culturais, no uso de suas atribuições, de acordo com a Legislação que o rege e por manifestação da maioria de sua plenária, em reunião ordinária realizada no dia 18 de dezembro de 2018, vem manifestar seu posicionamento frente à informação sobre a qual teve ciência através dos meios de comunicação, referente à possível nomeação do novo Secretário da pasta de Cultura, Esporte e Turismo do município de Erechim, Sr. Leandro Basso.

Antes da emissão do posicionamento exarado na reunião supra mencionada, importa, a este CMPC, demonstrar total compreensão de que é atribuição específica e única do Chefe do Executivo efetuar a nomeação do Secretariado que capitaneará as pastas dentro da Prefeitura de Erechim. No entanto, quando o nome da suposta nomeação para a pasta da Cultura, Esporte e Turismo chegou à plenária, através dos meios já citados anteriormente,não restou outro caminho, a esta Presidência senão a manifestação que segue.

A possível nomeação do Sr. Leandro Basso veio na contramão de tudo o que atualmente o Conselho Municipal de Políticas Culturais tem compreendido e deliberado acerca do desenvolvimento do cenário cultural da cidade de Erechim, bem como com relação à pujança e ao desenvolvimento que a cultura de nosso município avançou nestes últimos 2 anos de atuação da secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, a qual vem sendo conduzida pela secretária interina, Vanir Clara Bombardelli.

Quando da sua campanha à Prefeito, vossa senhoria ponderou que faria a redução do número de secretarias, bem como atentaria para que técnicos fossem nomeados para ocupar, eficazmente, suas pastas. Até onde os membros deste Conselho têm ciência, o Sr. Leandro Basso , provável Secretário – segundo mídia local – não tem nenhuma aproximação junto ao segmento de cultura, desconhecendo suas peculiaridades e suas nuances técnicas, bem como não é afeto à  área do turismo, tendo pequena proximidade com a esfera do esporte.

Espera esta presidência, e da mesma forma se posicionam os demais conselheiros que compõem o CMPC, que as informações que foram veiculadas junto a imprensa não passem de meras especulações e que não sejam estas oriundas do Executivo Municipal de Erechim, o qual vem, até o presente momento, demonstrando todo o entendimento e apoio às ações que vêm oportunizando o incontestável crescimento  cultural de nossa cidade. E por dever de justiça, temos que exaltar a belíssima condução dos trabalhos, pela atual Secretaria, bem como por todos os componentes do Departamento de Cultura, os quais, em sua grande maioria , são técnicos e sabedores de todas as minúcias e peculiaridades que a cultura compreende.

Com este posicionamento, solicita este CMPC que não seja realizada alteração na atual estrutura que vem conduzindo os trabalhos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, visto já ter demonstrado, sobejamente,  sua qualidade técnica e comprometimento com o acesso e democratização da cultura, visando à toda a comunidade erechinense.

Nicolas Albrecht Opitz Presidente

Conselho Municipal de Políticas Culturais

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS