Em entrevista à Rádio Cultura FM, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa de Erechim, Wallace Soares, traçou um panorama dos estragos causados pela forte chuva de granizo do último dia 23 de novembro e as novas diretrizes para a programação de fim de ano na cidade. O evento climático, classificado como “desastre”, obrigou a uma completa reavaliação dos planos natalinos e mobilizou a secretaria para o atendimento emergencial à população e a avaliação dos danos no patrimônio cultural.
Segundo Soares, todas as forças foram direcionadas no próprio dia do temporal para o GRAU (Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência), para distribuição de lonas e auxílio imediato. “Naquele momento não se tinha a dimensão do problema”, afirmou.
Danos ao Patrimônio Cultural e ao Natal
Na manhã do dia 24, a realidade dos prejuízos ficou clara. A secretaria viu seus principais equipamentos serem fortemente atingidos: Biblioteca Pública, Arquivo Histórico, Centro Cultural 25 de Julho e Centro de Belas Artes Osvaldo Engel. Simultaneamente, a decoração natalina espalhada pela cidade foi “duramente castigada”.
“Perdemos quase 80% de tudo o que tínhamos e não temos material de sobra para substituir o que sofreu avaria”, lamentou o secretário. Diante da magnitude dos danos, uma reunião com o prefeito Paulo Polis definiu o redirecionamento de recursos. Os grandes shows com artistas externos (Star Beattles, Délcio Tavares e Felipe Araújo) foram cancelados, e os cachês serão destinados à reconstrução da cidade.
Um “Natal de Reconstrução”
Com a programação original suspensa, a prefeitura idealizou um novo conceito: o “Natal de Reconstrução”. A ideia é concentrar as atividades na Praça da Bandeira, utilizando o que restou das luzes e estruturas, e priorizando talentos locais. “Estamos colocando artistas da cidade, escolas de dança, música, corais”, explicou Wallace Soares.
A Casa do Papai Noel e atividades com recreacionistas já estão sendo organizadas no local. “As famílias precisam dessa reconexão… para ter um momento diferente de pais e filhos vivendo um momento de fé e esperança, para passarmos por cima dessa tragédia”, destacou o secretário, reforçando o objetivo de também movimentar o comércio local, outro setor afetado.
Situação Crítica dos Equipamentos Culturais
Wallace Soares detalhou os estragos em cada departamento:
- Biblioteca Pública: Foi a primeira a receber reparos devido ao alto fluxo de frequentadores. O telhado já foi reformado e o local reaberto. No entanto, o setor infantil sofreu uma perda irreparável de aproximadamente 2.500 obras, incluindo livros de autores erechinenses das décadas de 70 e 80. A Biblioteca Pública do RS já enviará um lote de obras infantis para reposição. A secretaria apela à comunidade por doações de obras de autores locais que ajudem a recompor o acervo histórico.
- Arquivo Histórico: Apontado como a “parte mais atingida”, guarda documentos fundamentais da história da cidade, como jornais antigos, documentos do regime militar e da história do CER Atlântico (ex-Ítalo Brasileiro), além de atas e registros de imigrantes que foram atingidos. Um mutirão com alunos de História da UFFS e apoio da UPF foi realizado para tentar secar e salvar parte do material, seguindo orientações do Arquivo Histórico do RS. “É um trabalho que exige muita calma, porque demora para recuperar”, afirmou Soares.
- Centro Cultural 25 de Julho e Centro de Belas Artes Osvaldo Engel: Ambos sofreram avarias significativas em telhados, forros, carpete, palco e iluminação. Uma comitiva de técnicos da Secretaria Estadual da Cultura esteve no local para avaliar os danos. Agora, a administração municipal realiza um levantamento detalhado para buscar recursos federais e estaduais para a recuperação desses espaços.
Apesar das adversidades, a mensagem da secretaria é de resiliência. Erechim busca, através de um Natal mais simples e comunitário, curar as feridas do granizo e seguir em frente, unindo a assistência emergencial à preservação de sua memória e à manutenção do espírito festivo.
Por: Edson Machado da Silva

