Visitas de “manos” e momentos inesquecíveis na UTI Neonatal da FHSTE

A segunda-feira dia 25 foi especial na vida da família do pequeno Valentim, internado na UTI neonatal da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim . O bebê nasceu prematuro de 32 semanas no dia 11 desse mês e ainda precisa de cuidados intensivos para poder se desenvolver e ir para casa. Gissele e Geferson, pais do pequeno Valentim se dividem entre vindas ao hospital ficar com o bebê e cuidar de seus 3 filhos em casa, os gêmeos Nicole e Henrique de 3 anos e Lara Valentina de 6 anos.

As crianças estavam ansiosas e preocupadas porque a mãe não trazia o maninho para casa, então através de um projeto que já vem sendo realizado na UTI Neonatal há alguns anos, os irmãos tiveram a oportunidade de conhecer o maninho Valentim. A mãe Gissele, muito emocionada descreve a visita como “Um Momento inesquecível, a família estava reunida e completa”. A visita dos “manos” foi idealizada pela Psicóloga Luana Gasparetto Fontanella que com o apoio da equipe médica e de enfermagem proporciona aos irmãos as visitas a UTI Neonatal. Estas ocorrem após uma avaliação da equipe multiprofissional, dentro das normas e rotinas da instituição e seguindo regras do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

A psicóloga conversa e acompanha a visita das crianças, sendo que é explicado de forma simples como funciona a UTI e como seu irmão se encontra. Conforme a Psicóloga Luana, “essa intervenção possui muitos pontos positivos e comove a todos, trazendo um colorido especial para a UTI, todos são beneficiados, os bebês internados, os pais, a equipe e principalmente os irmãos que conseguem realmente conhecer e entender o que está acontecendo”.

Conforme Tatiana Bernardi, Enfermeira Supervisora de Serviços de Enfermagem e Kerli Orso, Enfermeira Gerente da UTI Neonatal “A visita dos irmãos torna o ambiente da UTI que é visto como crítico, mais ameno e acolhedor para as famílias”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS