Entre segunda-feira (29) e esta quarta-feira (1), ocorre em Brasília a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, uma iniciativa do governo federal, através do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, que não era realizada desde 2016, sob a presidência de Dilma Rousseff. A fim de valorizar a atividade e enfatizar sua importância para a sociedade, a União Brasileira de Mulheres (UBM), núcleo Erechim marcou presença, representado pela delegada Luci Gomes, com apoio e articulação da vereadora e presidente do PCdoB de Erechim, Sandra Picoli.
A conferência conta, ao longo dos dias, com presenças ilustres, como o presidente Lula e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. Para Luci, que também integra o PCdoB erechinense como secretária de Mulheres, o evento tem sido exemplar tanto em sua organização quanto no teor das pautas debatidas e demandas apresentadas por mulheres de todo o Brasil. “São demandas muito importantes, por que nós, mulheres, englobamos todas as necessidades da população, já que, quando somos atendidas, também se beneficiam nossos filhos, pais, mães, companheiros. Todos são fortificados”, afirma.
Ao todo, foram credenciadas 3.831 representantes para a conferência, que tratou de diversos temas referentes às legítimas demandas da população feminina, como a equidade na representação de mulheres nos parlamentos e a participação plena de mulheres negras, indígenas, trans e travestis na sociedade. “Foram quase dez anos sem esta conferência, daí tantas demandas de todo o país. São sugestões que precisam partir de baixo, das bases, das comunidades. São muitas ideias que poderão ser discutidas e trabalhadas em Erechim, inclusive”, completa a representante da UBM municipal.
Por Assessoria de Comunicação

