Prefeito Polis prestigia e comunidade aprova: Churrasco na Vala consolida tradição na 19ª RT em Erechim RS

Churrasco na Vala atrai grande público e marca início do mês farroupilha com 450 espetos

O espírito farroupilha já tomou conta da 19ª Região Tradicionalista (19ª RT) do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). As comemorações alusivas ao 20 de Setembro começaram em grande estilo no último final de semana, com dois eventos significativos que reacenderam a tradição e o sabor gaúcho na região.

No sábado, 6 de setembro, a 19ª RT deu o pontapé inicial nas festividades com a solenidade de distribuição da Chama Crioula. O fogo simbólico, que representa o ideário de liberdade e tradição da Revolução Farroupilha, foi repassado às entidades tradicionalistas filiadas, que agora o levarão para seus respectivos CTGs, espalhando o sentimento gauchesco por todos os municípios da região.

Já no Domingo da Pátria, 7 de setembro, a festa continuou com o já tradicional “Churrasco na Vala”, uma realização conjunta da 19ª RT e do Instituto Cultural Bota Amarela (ICBA). O evento foi sediado no Centro Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas Zulmir Sotoriva e, mais uma vez, foi um sucesso de participação popular.

A comunidade aderiu maciçamente à iniciativa. Desde o início da manhã, uma fila constante de pessoas se formou para garantir o seu espeto de churrasco. Muitos optaram por saborear a iguaria no próprio local, em um clima de confraternização, enquanto outros levaram para casa, para um almoço em família regado ao autêntico sabor do fogo de chão.

O prefeito Paulo Polis, conhecido incentivador da cultura gaúcha, marcou presença no evento. Ele foi pessoalmente ao local buscar o seu churrasco, demonstrando apoio e integração com a comunidade tradicionalista. “É um evento fantástico que já faz parte do nosso calendário. Começamos o mês farroupilha com o pé direito, celebrando nossas tradições e nossa gente”, declarou o prefeito.

A escala do evento impressiona. Foram assados mais de 450 espetos, totalizando aproximadamente 1.300 quilos de carne de primeira qualidade, preparados com o saber tradicional na vala de chão e no espeto de “pau”, técnica que confere um sabor único ao produto.

O sucesso do Churrasco na Vala consolida o evento como um dos principais inauguradores do período farroupilha na região, aquecendo os corações e os tambores para os demais eventos que se estenderão ao longo do mês de setembro, em celebração à história, à coragem e às tradições do povo gaúcho.

Por: Edson Machado da Silva

 

 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS