A Diocese de Erechim realizou a terceira Romaria Vocacional e o primeiro encontro de acólitos e coroinhas na tarde deste sábado, 16 de agosto, véspera da solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, no Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima no contexto do 44º Mês Vocacional no Brasil, no Ano Jubilar 2025, “Peregrinos de Esperança”. Anteriormente, em 31 de agosto de 2019, houve encontro de mais de 130 coroinhas no mesmo local.
Participantes de diversas Paróquias da Diocese, coroinhas e acólitos com acompanhantes e familiares, catequistas, jovens adolescentes, agentes de pastoral, quase lotaram o Santuário. O evento iniciou com diversos cantos motivacionais animados pelo Reitor do Santuário e do Seminário, Pe. José Carlos Sala e equipe.
Pe. Isalino Rodrigues, coordenador diocesano do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e formador do Seminário Menor, conduziu as atividades. Ele destacou o contexto do encontro, mês vocacional com seu tema e lema: “Peregrinos porque chamados” e “A esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5). Impulsionados por este amor, todos seguem confiantes na missão.
Em seguida, Irmã Geneci Dalmagro, franciscana de Maria Auxiliadora, coordenadora do Conselho Missionário Diocesano e da Infância e Adolescência Missionária, desenvolveu dinâmica de acolhida e integração.
Chamados a pescar em águas mais profundas
Grupo da Paróquia São Roque de Itatiba do Sul encenou a passagem evangélica da pesca milagrosa, seguida de reflexão por acompanhante vocacional do grupo. Acentuou que os apóstolos estavam tristes porque haviam a noite pescando sem apanhar nem um peixe. Cristo lhes ordenou lançar as redes em águas mais profundas. A pesca foi abundante.
Mensagem do Bispo pelo Vigário Geral da Diocese
Em vista de Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo Diocesano, estar viajando para Uruguaiana a fim de participar da ordenação episcopal do novo Bispo daquela Diocese no dia seguinte, solicitou ao Vigário Geral, Monsenhor Agostinho Dors, que saudasse os participantes em seu nome. Ele se referiu ao ano jubilar e ao mês vocacional ressaltando que o chamado de Deus põe a todos a caminho. O próprio Cristo é o caminho, que garantiu estar junto dos seus até o fim dos tempos na grande missão de anunciar a sua Palavra de Salvação. Deus não nos deu um espírito de temor, mas de amor. Concluiu enfatizando que vocação acertada é futuro feliz.
Testemunhos vocacionais
Em continuidade, Pe. Isalino convidou pessoas diversas para testemunhar como assumiram sua vocação ou como estão discernindo o chamado de Deus. Um casal falou da realidade de sua família e de sua participação em diversos serviços da comunidade; três catequistas, como foram motivadas para o serviço da educação na fé; Dois seminaristas, um do Seminário Menor e outro do Maior, como perceberam o chamado ao ministério ordenado e como é a sua preparação; acólitos e coroinhas, seus encontros de formação e suas atividades junto ao altar; religiosa, natural do Peru e vivendo em comunidade em Erechim; jovem do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) e jovem do Encontro de Jovens com Cristo (EJC).
Encerramento da Romaria Vocacional
A conclusão do evento foi com missa no Santuário, presidida pelo Pe. Isalino Rodrigues e concelebrada pelo Pe. Lucas André Stein, reitor do Seminário Maior São José da Diocese de Erexim em Passo Fundo, com a participação do Diácono Jandir Casagrande.
Após a oração final, todos se dirigiram ao monumento de Fátima, onde houve a bênção conclusiva e o envio de todos para suas famílias e comunidades com a motivação vocacional própria para cada um. (Com informações e fotos do ato no monumento do seminarista Alisson Mezzalira).
Por: Pe Antonio Valentini Neto
Chanceler Diocesano