Mais de 290 estudantes do 9º ano, vindos de sete escolas municipais, estão participando de uma série de visitas ao campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A iniciativa, que é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, busca apresentar aos estudantes o espaço físico da instituição, incluindo laboratórios, salas de aula e demais estruturas, além de fornecer informações sobre o Ensino Médio integrado e os diversos Cursos Técnicos oferecidos.
Nesta sexta-feira (15), foi a vez da EMEF Caras Pintadas conhecer o campus. Os adolescentes foram recepcionados por professores, servidores e estudantes do Instituto, que apresentaram as possibilidades de formação técnica gratuita e de qualidade.
O diretor do IFRS, Sidnei Dal’ Agnol, destacou a importância de aproximar os jovens do ambiente do Instituto ainda no 9º ano. “Para nós, todos os cidadãos são muito bem-vindos e importantes, mas, particularmente, os estudantes do nono ano estão começando a amadurecer, a entender as possibilidades que o Instituto Federal dispõe. Nosso objetivo é proporcionar um ensino público de qualidade, inicialmente com formação técnica, dando aos jovens qualificação, visão de mercado, do trabalho e das relações humanas. Nada melhor para esses jovens, que estão em fase de decisões sobre o futuro, do que conhecer o ensino médio técnico, que oferece todas essas possibilidades”, afirmou.
A secretária de Educação, Verenice Lipsch, também acompanhou a visita e ressaltou o caráter estratégico da iniciativa. “Por 10 dias, os estudantes dos nonos anos das escolas municipais estão vindo aqui para o Instituto Federal. Nós oportunizamos a eles o conhecimento de um novo ambiente escolar, preparando-os para continuar seus estudos no Ensino Médio no próximo ano. Por isso, estamos acompanhando tudo de perto: conhecendo os professores, os laboratórios e toda a estrutura. É mais uma grande oportunidade que queremos garantir a esses jovens.”
Entre os visitantes, a estudante Cristiane Fátima Lemos se mostrou empolgada com as possibilidades. “”É bem interessante conhecer e poder pensar o que fazer, ainda mais podendo se formar de graça. Vou tentar a prova do IFRS. Os cursos são interessantes, gostei muito de Química e do Técnico em Biomecânica.”
As visitas seguem nos próximos dias com as demais escolas municipais, e a expectativa é de que o contato com o IFRS inspire os estudantes a buscar novas oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal e profissional, pois no ano de 2025 20% do estudantes do IFRS são oriundos das Escolas Municipais.
Por Comunicação PME / SMEd PME