Gestão integrada transforma mobilidade urbana, segurança e planejamento em Erechim
Com ações que vão da regularização fundiária à educação no trânsito, Secretaria de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública apresenta balanço de iniciativas que qualificam a vida nos bairros e fortalecem a cidadania.
A Secretaria Municipal de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública de Erechim encerra esse semestre com intensas transformações urbanas, sociais e institucionais, através de ações que fortaleceram a infraestrutura da cidade, a segurança pública, o ordenamento territorial e a cidadania. Ao longo de 2025, foram executadas obras, programas e articulações que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
Entre os destaques da área de segurança pública urbana, está a entrega da reforma e ampliação da sede da Diretoria de Trânsito, que completou 27 anos. Com investimento de aproximadamente R$ 480 mil, o espaço foi modernizado para melhor atender às demandas do setor e, especialmente, da comunidade. A equipe também intensificou ações educativas, com Escolinha de Trânsito, palestras e campanhas de conscientização.
“Promovemos uma transformação na estrutura, serviços e, principalmente, na forma como nos relacionamos com a comunidade. Acreditamos que planejamento, mobilidade e segurança devem caminhar juntos com a valorização da vida, do respeito e da responsabilidade social”, avalia o secretário de de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Jackson Arpini.
Na área de segurança pública, destacaram-se as operações integradas com a Brigada Militar para coibir perturbações do sossego, além das campanhas de prevenção, conscientização e fiscalização no trânsito. As ações conjuntas também se estenderam à busca por uma sede própria para a Polícia Civil — uma antiga demanda da corporação, agora fortalecida com apoio institucional e articulação junto ao Governo do Estado.
Educação para o trânsito foi outro eixo de destaque. A Escolinha de Trânsito, as campanhas do Maio Amarelo e as palestras em escolas e empresas promoveram uma cultura de prevenção, com uso de óculos simuladores, etilômetro e dinâmicas práticas. “Só com educação constante conseguiremos mudar o comportamento no trânsito. Estamos trabalhando para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com a vida”, reforça o coordenador de Segurança Pública e Proteção Social, Lorival Ribeiro da Silva.
No campo do planejamento urbano, projetos do programa Meu Bairro Melhor garantiram a revitalização de espaços públicos nos bairros Frinape e Cristo Rei, entre outros, com a construção de praças, campos e áreas de lazer. Os projetos foram desenvolvidos com participação popular, fortalecendo o vínculo entre governo e comunidade. “Essas obras representam mais do que infraestrutura: são símbolos de pertencimento, dignidade e valorização dos bairros”, afirma o prefeito Paulo Polis.
Outro marco foi a entrega das primeiras escrituras do programa Escritura na Mão, que busca regularizar cerca de mil imóveis em situação irregular. Em um evento simbólico, 19 famílias do Núcleo Gravi receberam suas matrículas e outras demandas nesta direção estão em curso. “Este é um passo histórico para essas famílias. A regularização traz dignidade, segurança jurídica e justiça social”, disse Polis.
A Secretaria também manteve interlocução permanente com Brasília e Porto Alegre, com agendas voltadas à captação de recursos, aprovação de projetos, firmamento de convênios e articulações institucionais, no propósito de ampliar as nossas receitas através de projetos e parceiras. A atuação garantiu o reconhecimento federal do decreto de estiagem e o pagamento de R$ 204 mil para ações da Defesa Civil, além da liberação de parcelas do programa Pavimenta, investimentos em estradas vicinais, desassorear RS, REURB e recursos para a área da saúde.
“A interlocução com os governos estadual e federal é parte estratégica da nossa atuação. Trabalhamos com seriedade, foco técnico e diálogo permanente para garantir recursos que viabilizem nossos projetos”, explica Jackson Arpini.
Além disso, atenção e trabalho voltado ao novo presídio estadual para transpor etapas, em parceria com a Secretaria de Gestão e Governança, parcerias com as demais secretarias de Governo no encaminhamento de projetos monitoramento, inserção de documentos e na captação permanente de emendas parlamentares. Ainda, a Secretaria se destaca pela ampliação significativa de propostas e projetos voluntários juntos aos ministérios federais e secretarias estaduais.
Para o prefeito Paulo Polis, os resultados da Secretaria refletem uma gestão pública integrada e comprometida: “Estamos construindo uma cidade mais humana, organizada e preparada para o futuro. O trabalho da equipe liderada pelo Jackson Arpini é essencial para alcançarmos esses objetivos.”
O ano também foi marcado pela valorização do esporte comunitário, com o apoio à construção de quadras de bocha em parceria com a Associação Esporte Clube Cultural Esperança e os vereadores autores das emendas.
A retrospectiva do primeiro semestre de 2025 da Secretaria de Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública evidencia um modelo de gestão que alia planejamento técnico, participação social e visão estratégica. Um ano de entregas, presença nos bairros e fortalecimento da relação entre poder público e comunidade.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação