Missão na China: Deputado Paparico Bacchi busca inovação para a produção de fertilizantes no RS
A viagem para o país asiático está marcada para 8 a 16 de agosto com o objetivo de conhecer novas tecnologias para a fabricação de insumos para suprir a demanda interna e reduzir custos aos agricultores
Em uma iniciativa estratégica para fortalecer a autonomia da agricultura gaúcha e impulsionar a produção de fertilizantes no estado, o deputado Paparico Bacchi fará uma viagem à China, entre os dias 8 e 16 de agosto. A visita técnica terá como foco principal a prospecção de tecnologias de ponta em captura e utilização de carbono para a fabricação de insumos agrícolas, com o objetivo de reduzir a alta dependência brasileira de importação, suprir a demanda local e reduzir os custos aos produtores rurais.
A comitiva será composta por membros da Ambar Energia, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Secretaria Estadual da Agricultura. Também estará integrando a equipe o presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável, Fernando Zancan, e o representante da JNG no Brasil, Giuliano Capeleti.
Programação
No dia 11 de agosto, a comitiva terá a oportunidade de conhecer a empresa Jiufeng, em Hangzhou. Esta unidade da Everbright é um modelo de inovação, com capacidade para tratar 3.000 toneladas de resíduos por dia e gerar 390 GWh por ano. A usina é um exemplo global de tecnologia, eficiência e integração urbana, mostrando o potencial de soluções sustentáveis em larga escala.
A agenda de visitas integrará um tour pelas indústrias Jianyuan, em Yinchuan, no dia 12 de agosto, e na JNG, em Nanjing, nos dias 13 e 14 de agosto. O destaque estará no método de captura de CO2, tecnologia que permite transformar usinas térmicas a carvão em produtoras de fertilizantes.
JNG
A JNG, fundada em 1991, é uma referência global em soluções integradas para o consumo de energia renovável, economia de energia, controle da poluição e, especialmente, captura e utilização de carbono para diversas indústrias, incluindo energia, petroquímica, química e metalúrgica. A empresa se destaca por sua missão de alcançar o desenvolvimento verde, circular e de baixo carbono. Com mais de 30 anos de desenvolvimento, a JNG se tornou líder mundial no setor de dessulfuração e descarbonização à base de amônia.
Plano Estadual de Fertilizantes
A visita à China e o foco na tecnologia de fertilizantes estão diretamente alinhados com o trabalho do deputado Paparico Bacchi. Ele protocolou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul um projeto de lei de sua autoria que visa instituir o Plano Estadual de Fertilizantes, Insumos para Nutrição de Plantas e Bioinsumos. A proposta tem como objetivo principal fortalecer a base produtiva agropecuária gaúcha por meio do uso racional e sustentável de insumos agrícolas.
O projeto de lei busca estabelecer diretrizes estratégicas para o setor, que representa 40% do Produto Interno Bruto do estado. O parlamentar ressalta que a atividade apresenta vulnerabilidade devido à alta dependência externa de insumos agrícolas, com 85% dos fertilizantes utilizados no Brasil sendo importados, de acordo com dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos. Essa condição expõe a cadeia produtiva a riscos decorrentes de instabilidades geopolíticas, cambiais e logísticas globais.
O Plano Estadual de Fertilizantes proposto pelo deputado Paparico Bacchi estabelece as seguintes finalidades estratégicas:
– Identificação da demanda e oferta de fertilizantes.
– Incentivo ao desenvolvimento de novos produtos.
– Fomento à formação de recursos humanos em áreas como agricultura de precisão.
– Promoção da utilização otimizada de insumos.
– Apoio à produção local de bioinsumos e insumos alternativos.
– Melhoria da logística e armazenagem, garantindo a rastreabilidade, qualidade e segurança dos insumos.
A proposição é direcionada ao desenvolvimento sustentável, à segurança do setor agropecuário e à consolidação do Rio Grande do Sul como um dos maiores estados produtores de grãos do país.
Além do plano, Paparico também defende a implantação de uma fábrica de ureia no Rio Grande do Sul, uma iniciativa que reduziria significativamente os custos de produção agrícola. A missão na China é um passo fundamental para concretizar essa visão de trabalho do deputado Paparico Bacchi em construir um Rio Grande do Sul mais autossuficiente e sustentável na produção agrícola.
Por: Emerson Heitor Carniel – Ascom