Congresso da URI vai discutir Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade 

O desenvolvimento sustentável, aliado à transformação digital, à inovação e à responsabilidade social, constitui uma pauta essencial e urgente na atualidade. Desafios globais, como as mudanças climáticas, a escassez de recursos naturais, as desigualdades sociais e a acelerada transformação tecnológica, exigem respostas cada vez mais colaborativas, interdisciplinares e integradas.

Nesse cenário, a área de Engenharia da URI estará promovendo, de 03 a 05 de setembro, no Salão de Atos, o Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, como uma ação estratégica de mobilização regional, reunindo a comunidade acadêmica, o setor produtivo, o poder público e a sociedade civil organizada do Alto Uruguai e de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo o Coordenador Geral, professor Cássio Baratieri, “o evento consolida-se como um espaço de diálogo, formação, articulação e construção coletiva de soluções alinhadas aos desafios sociais, econômicos, ambientais e tecnológicos que impactam a região”.

A iniciativa é organizada pelos cursos de Engenharia da URI Erechim, com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Tecnologias Sustentáveis, Engenharia de Alimentos e Atenção Integral à Saúde, além do suporte institucional do Centro de Inovação – URITech, reafirmando seu compromisso com a promoção do desenvolvimento regional e sustentável.

Com o tema “Conexões Sustentáveis: Inovação que transforma o mundo”, o Congresso articula três eixos fundamentais: Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, que são transversais a todas as áreas do conhecimento. Esse enfoque permite a participação não apenas dos cursos de Engenharia, mas de toda a comunidade acadêmica da URI, bem como de outras instituições de ensino, pesquisa e extensão da região e do estado. Essa proposta reforça o caráter multidisciplinar, interdisciplinar e interinstitucional do evento, fomentando o intercâmbio de saberes, experiências e práticas aplicadas.

O Congresso contará com uma programação diversificada e dinâmica, estruturada para proporcionar momentos de inspiração, aprofundamento técnico e troca de experiências. No primeiro dia, acontecerá uma recepção cultural, seguida pela cerimônia de abertura, uma palestra que abordará os desafios contemporâneos na intersecção entre inovação, tecnologia e sustentabilidade, e uma mesa-redonda com representantes da quádrupla hélice universidade, setor produtivo, poder público e sociedade civil, discutindo soluções colaborativas para o desenvolvimento regional.

O segundo dia será dedicado aos TALKS, com três plenárias sequenciais, trazendo profissionais, pesquisadores e especialistas (Sebrae RS, Instituto Senai de Inovação e LIBÉRTECCE) que compartilharão experiências bem-sucedidas, cases, projetos e tendências em suas áreas de atuação, estimulando a reflexão e o debate sobre os caminhos para uma sociedade mais inovadora, tecnológica e sustentável.

No terceiro dia, irão ocorrer dois momentos simultâneos: a Sessão de Pôsteres, que visa à divulgação dos trabalhos acadêmicos, técnicos e científicos desenvolvidos pelos participantes, e a Sessão Técnica (Plenárias), destinada a apresentações de cases aplicados, soluções inovadoras desenvolvidas por empresas, startups, grupos de pesquisa e instituições. O encerramento contará com um momento de integração e celebração dos resultados, além da entrega de certificados e premiações aos destaques do evento.

Um dos diferenciais do Congresso é a abertura para a submissão de trabalhos acadêmicos e técnicos nos três eixos temáticos: Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. Os trabalhos serão avaliados, classificados e organizados para apresentação, promovendo a socialização do conhecimento e estimulando a produção científica e tecnológica alinhada às demandas regionais.

O eixo de Inovação contempla temas como soluções aplicadas à saúde, educação, indústria, agronegócio e gestão; empreendedorismo de impacto social, ambiental e econômico; inovação em processos educacionais e de gestão; desenvolvimento de produtos, serviços e processos produtivos inovadores; além da promoção da cultura da inovação e de práticas interdisciplinares que gerem transformação social.

Já o eixo de Tecnologia abrange desde o desenvolvimento e aplicação de tecnologias nos processos produtivos, na indústria, na saúde, na educação, na agricultura e nos serviços, até temas como energias renováveis, eficiência energética, transformação de materiais, tecnologias emergentes (inteligência artificial, IoT, automação), segurança da informação, ética digital e acessibilidade.

Por outro lado, o eixo de Sustentabilidade aborda práticas sustentáveis nos setores produtivo, educacional e social, gestão de resíduos, economia circular, reaproveitamento de materiais, qualidade de vida, saúde ambiental, bem-estar, justiça social, inclusão, equidade, diversidade e educação ambiental, sempre com foco na transformação de hábitos e na construção de uma sociedade mais sustentável.

A abrangência regional do Congresso é uma de suas características mais relevantes. O evento foi idealizado para mobilizar não apenas a comunidade acadêmica da URI, mas também instituições públicas e privadas, empresas, startups, cooperativas, organizações da sociedade civil, lideranças setoriais, associações comerciais, industriais, rurais e representantes dos governos municipais e regionais. Esse movimento fortalece o papel da URI como agente de desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação na região norte do Rio Grande do Sul.

O apoio do Centro de Inovação (URITech) reforça ainda mais essa conexão com o ecossistema de inovação regional, estimulando o empreendedorismo, a geração de soluções tecnológicas e sustentáveis e a conexão entre estudantes, pesquisadores, empresas e governos. O URITech atua como articulador de projetos, desafios de inovação, além de ser um ponto de convergência para a transformação digital e sustentável no território de Erechim e região.

Ao promover um evento de abrangência regional, a URI Erechim reafirma seu compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável, a inovação, a transformação social e o fortalecimento de ecossistemas colaborativos. O Congresso busca, portanto, integrar a formação acadêmica às demandas reais da sociedade, preparando profissionais, pesquisadores e empreendedores para atuar em contextos complexos, desafiadores e em constante transformação.

Por meio dessa proposta, a URI demonstra, ainda, seu papel como protagonista do desenvolvimento regional, oferecendo um espaço qualificado para formação, intercâmbio de saberes, fortalecimento da ciência, disseminação de tecnologias e construção de conexões sustentáveis que, efetivamente, gerem impacto positivo na sociedade e contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Fonte e imagem: URI Erechim

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS