Após a polêmica gerada pela votação na Câmara de Vereadores na última sessão legislativa, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, reuniu-se com presidentes e vices dos partidos que compõem a base de apoio do governo municipal. O encontro ocorreu no final da tarde de quarta-feira (16).
Estiveram presentes na reunião o prefeito Polis, o vice-prefeito Flavio, e representantes do MDB (Carlos Polis e Edgar Marmentini), União Brasil (Jakson Arpini), PSDB (Wallace Soares e Emerson Schelski) e Progressistas (João Aleixo Bruschi e Micael Karsminski).
Segundo informações obtidas, a reunião foi descrita como tranquila, com cobranças mútuas entre as partes. Ao final, ficou acordado que os partidos realizarão reuniões internas com seus vereadores e executivas para definir uma convergência de objetivos. O governo municipal, por sua vez, promoverá um encontro interno para identificar os pontos que precisam de ajuste, com foco especial na liderança do governo na Câmara e na dinâmica das reuniões às terças-feiras com os vereadores da base.
Uma das principais cobranças dirigidas ao governo foi a respeito da coordenação das reuniões com a base aliada. Relatos indicam que o coordenador das reuniões frequentemente chega com pouco tempo de antecedência, não consegue explicar adequadamente os projetos a serem votados no plenário e se retira rapidamente.
Sobre a liderança do governo na Câmara, o prefeito Paulo Polis foi categórico: “A escolha do novo líder do governo é uma exclusividade minha e antes da volta do recesso vou decidir o nome”. O nome de Emerson Schelski (PSDB) era o mais cotado para a função na quarta-feira (16). No entanto, diante de reações internas no governo e de alguns empresários, a tendência é que ele permaneça na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além disso, a vereadora Carla Talgatti, conhecida por sua fidelidade ao governo, teria que deixar a Câmara por ser suplente para dar lugar a Schelski.
Os dirigentes partidários deverão se reunir com seus respectivos vereadores para explicar as mudanças e alinhar os discursos, visando fortalecer a atuação conjunta do governo e da base na Câmara Municipal.