Anacleto Zanella foi eleito presidente do PT Erechim nesse domingo com mais de 100 votos

Filiados do Partido dos Trabalhadores de todo o país participaram das eleições diretas da sigla. O maior processo de eleições diretas de um partido político no Brasil.

Fotos divulgação

 

Em Erechim, a Câmara de Vereadores foi o palco do processo de eleições direta no Partido dos Trabalhadores, quando mais de 100 filiados e filiadas compareceram e votaram. Em todo o Brasil, no último domingo (06-07) mais de 1,6 milhão de filiados foram às urnas escolher as chapas municipais, estaduais e nacionais, bem como suas respectivas presidências.

 

O PT segue sendo o maior partido de esquerda da América do Sul. Um dos pilares da conduta da sigla é dar voz e vez aos seus filiados. Em Erechim, os debates começaram logo pela manhã fria do domingo. Na ocasião, os filiados participaram de uma análise de conjuntura coordenada por Anacleto Zanella, com apresentação de números e ações do Governo Lula III. Uma fala expositiva do Ministro da Fazenda Fernando Haddad apontou as necessidades de lutar pela isenção de impostos dos contribuintes que recebem até R$ 5 mil por mês, a tributação maior das grandes fortunas e da responsabilidade fiscal que o Brasil demonstra em dois anos de governo Lula.

 

A consequência dessas políticas de austeridade financeira pode ser observada na valorização do Real, na geração de empregos chegando ao menor índice de desemprego no país (6,2%) desde 2012, segundo dados do IBGE, assim como o aumento real do salário mínimo acima da inflação, o escore de 145 pontos no Risco Brasil – levantamento feito por agências de classificação de risco e bancos de investimento -, o que indica uma maior confiabilidade do mercado em relação às metas fiscais do país.

 

A ampliação de políticas sociais que propicia igualdade no país também teve destaque entre os filiados e filiadas: um mundo justo com mais educação, moradia, renda, defesa do meio ambiente, geração de empregos, cultura e lazer. Essas são bandeiras do PT. “Somos um partido que tirou mais de 33 milhões de pessoas da fome e diminuiu a distância entre os mais ricos e os mais pobres. Expansão de Institutos e Universidades Federais, democratização do acesso ao ensino superior com o PROUNI e o SISU, assim como o maior projeto habitacional com o Minha Casa, Minha Vida. São conquistas emblemáticas que melhoram a vida do nosso povo e que precisam ser defendidas e ampliadas”, destacou Anacleto Zanella.

 

Após os debates e participações dos filiados, a votação iniciou e se estendeu até às 17h. Mais de 100 Filiados e Filiadas elegeram Anacleto Zanella e Graciela Gritti Paoli à presidência e vice-presidência do partido para os próximos 04 anos. Uma reunião na próxima sexta-feira (11-07) definirá a nova Executiva do PT de Erechim. Caberá ao novo Diretório eleito nesse domingo aprovar o Plano de Trabalho para os próximos 4 anos – Organização, Formação, Lutas Sociais e Eleições 2026 e 2028, com prioridade para a Reeleição do Presidente Lula.

 

Por Ascom

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS