Restos mortais de Dom Pedro Sbalchiero Neto, bispo diocesano de Vacaria, serão trasladados no próximo dia 9 de julho para o Santuário de Nossa Senhora da Salette, em Marcelino Ramos. O gesto atende a um desejo manifestado pelo próprio Dom Pedro ainda em vida, que seus restos descansassem no local onde estudou e foi ordenado, junto aos Missionários Saletinos que tanto marcaram sua história.
O traslado terá início no dia 9 de julho, após a exumação de seu corpo, com uma missa às 15h na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria. Após a celebração, os restos mortais seguirão para Sananduva, onde será celebrada ainda no dia 09 uma missa às 19h, na comunidade de Lajeado Bonito, localidade natal de Dom Pedro. Em seguida, o traslado continua até Marcelino Ramos, onde, no dia 10, durante a missa das 19h, seus restos mortais serão depositados na gaveta já preparada na Capela da Saudade dos Missionários de Nossa Senhora da Salette.
O pedido de traslado foi feito oficialmente pelos Missionários Saletinos à Diocese de Vacaria, em um processo conduzido em parceria e diálogo com a Diocese e com a família de Dom Pedro. A coordenação da transferência está sob responsabilidade do Pe. Renoir Dalpizol, reitor do Santuário de Marcelino Ramos.
Dom Pedro exerceu seu ministério como bispo coadjutor de 17 de abril a 12 de novembro de 2003 e, a partir de então, como bispo diocesano até 15 de janeiro de 2007. Faleceu em 3 de julho de 2007, aos 54 anos. Embora breve, seu episcopado foi marcado pelo zelo apostólico, ardor missionário, simplicidade de vida e caridade fraterna.
Em mensagem publicada em 12 de junho de 2017, por ocasião dos 10 anos de seu falecimento, Dom Orlando Octacílio Dotti, bispo emérito da Diocese de Vacaria, escreveu:
“Em curto espaço de tempo viveu uma longa existência“. É o que se pode dizer de Dom Pedro […] presidiu a Diocese de Vacaria, como seu 4º Bispo Diocesano, por 3 anos e meio, sendo que durante 1º ano e meio esteve sob cuidados médicos. A preciosidade de sua vida e a eficácia de seu ministério episcopal não podem ser medidas pelo tempo vivido ou pela sua atuação entre nós. O que dá a verdadeira dimensão da vida e do ministério episcopal de Dom Pedro é a intensidade espiritual de sua ação e a paixão pastoral a serviço de seus diocesanos. Deixou-nos como legado o zelo apostólico e o ardor missionário, a caridade fraterna e a simplicidade de vida.”
Texto e foto: Welton Pertili – ASCOM Diocese de Vacaria