Open Innovation conecta conhecimento, indústria e cooperativismo
Edição do evento aconteceu na URI, em parceria com Sicredi e Sebrae, e reuniu seis empresas e seis escolas de Erechim
Uma jornada de inovação, protagonismo e conexão entre o meio acadêmico e o setor industrial marcou mais uma edição do Open Innovation. Realizado nos dias 25, 26 e 27 de junho, no Campus 2 da URI Erechim, o evento reuniu cerca de 120 estudantes do ensino médio de seis escolas: João Caruso, Marista Medianeira, São José, José Bonifácio, Agrícola e Senai.
O projeto é uma parceria entre URI, Sicredi e Sebrae, com o apoio de empresas locais. O objetivo é aproximar os jovens da realidade do mercado de trabalho, promovendo uma imersão na indústria e na busca por conhecimento para solucionar problemas reais de forma viável.
Conhecimento aplicável
“A proposta do Open Innovation é ser uma ponte entre o potencial dos estudantes e os desafios enfrentados pelas empresas da nossa região. É uma iniciativa construída a três mãos – URI, Sicredi e Sebrae – que vai muito além de uma maratona de inovação. É uma vivência prática, com desafios reais e soluções aplicáveis”, destaca a professora da URI e uma das coordenadoras do projeto, Jessie Bruhn.
Cada dia contou com a participação de duas escolas, que divididas em grupo, realizaram as atividades em etapas. Primeiramente, os estudantes visitaram uma das seis empresas parceiras onde conheceram o ambiente industrial e receberam um problema real a ser solucionado. A partir daí, em equipe e com apoio de mentores, desenvolveram suas propostas fundamentadas, apresentando custos e referências de mercado para cada solução, além de inovação e um novo olhar para a empresa.
Resultados
As soluções foram apresentadas ao final de cada dia para uma comissão avaliadora formada por representantes do Sicredi, Sebrae, URI, professores, empresários e CIT da Prefeitura de Erechim. Cada escola teve uma equipe premiada como destaque do dia e outra reconhecida pelo espírito cooperativo.
Para a aluna do 3º ano da Escola João Caruso, Marina Rossetto, participar do Open Innovation é uma oportunidade de crescimento. “É um evento cheio de surpresas. A gente aprende a gerenciar o tempo, organizar ideias, aplicar matemática para calcular custos e pensar em soluções. Nos sentimos desafiados e, ao mesmo tempo, apoiados. Aqui, não existem ideias ruins, apenas ideias novas e isso faz toda a diferença”, avalia.
Evento de conclusão
O encerramento oficial do evento acontece em julho, com a apresentação dos projetos destaque de cada escola para pais, colegas e convidados. O momento promete ser de integração, troca de experiências e valorização do protagonismo estudantil.
Para o Sicredi, participar da iniciativa reforça o compromisso da cooperativa com a educação e o desenvolvimento local. “Apoiamos ações que estimulem o pensamento crítico e o empreendedorismo, é por isso que somos parceiros do Open Innovation e acreditamos no olhar inovador que os jovens têm a oferecer”, afirma o gerente da agência empresarial do Sicredi, Alecsander Bertola.
Texto e foto: Ascom Sicredi