
A manhã de domingo (18/05), de Erechim, foi marcada por saúde, integração e muita energia. Essa foi a primeira edição da Sicredi RUN, uma corrida de rua promovida pela Sicredi UniEstados com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis e aproximar a comunidade dos valores do cooperativismo. O evento reuniu cerca de 500 participantes, com largada às 7h30, em frente ao Espaço Cooperar.
Foram três opções de percursos: corrida de 3km e 5km, além de uma caminhada voltada ao público que busca atividade física leve. A iniciativa recebeu pessoas de diferentes idades e níveis de preparo físico.
Um esporte coletivo
A paixão pelo esporte une diversas pessoas, como é o caso do grupo RP Corrida de Rua, formado por amantes de corrida de Erechim, que juntos participam de competições e treinos. “Muitas pessoas imaginam que a corrida é um esporte solitário, mas o trabalho coletivo te leva muito além. Em um grupo você se desenvolve, tem motivação, apoio e tudo isso impacta no resultado”, conta o integrante do grupo, Anderson Ribeiro.
O corredor ainda expressa a importância de eventos como esse na motivação esportiva. “É essencial que organizações realizem atividades como essa. Nossa cidade tendo mais provas incentiva cada vez mais a prática esportiva, o que implica em qualidade de vida e motivação”, diz.
O presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, ressaltou a importância de realizar um momento como este com associados e comunidade regional. “A Sicredi Run é um movimento em prol da saúde, e que demonstra nossa proximidade com a comunidade. É o cooperativismo colocado em prática e ficamos felizes pela adesão e o espírito de integração que vimos”, afirma.
O desafio que faz bem
A Sicredi Run também contou com estreantes na modalidade. Competindo pela primeira vez, o jovem Demétrius Chiarello, se sentiu satisfeito com a superação na prova. “Correr pela primeira vez acompanhando minha esposa foi um desafio diferente. Foi um momento de enfrentar os desafios físicos e mentais, mas que valeu a pena. É uma experiência que pretendo manter”, avalia Chiarello.

Uma paixão de família
O seu Waldemar Batistela, de 84 anos e a filha Mara Braciak, compartilham da paixão pela caminhada. Foi o esporte que devolveu a alegria de viver do seu Waldemar. “Quando minha mãe faleceu, meu pai entrou em depressão. Como eu já caminhava comecei a incentivar ele a participar e já faz quatro anos que estamos juntos caminhando e competindo na região”, conta Mara.
Waldemar afirma o quanto o esporte tem o poder de reestabelecer a saúde. “É prazeroso e faz bem, e tem o poder de tirar da depressão. Minha dica para as pessoas é: caminhem, não parem”, conclui.

Premiação
Os três primeiros colocados gerais das categorias subiram ao pódio e receberam premiação, sendo medalha e troféu. Confira os vencedores das categorias gerais:
5km
1º lugar: Sergio dos Santos
2º lugar: Tiago Ianke
3º lugar: Alan Ambrosi
4º lugar: Éderson Luís Baratieri
5º lugar: João Paulo dos Santos
3km
1º lugar: Diego Lauxen
2º lugar: Lorenzo Auuto Saccomori
3º lugar: João Vitor de Almeida Silva
4º lugar: Darlan Eleandro de Moraes
5º lugar: Elias Teixeira
Além destes, também foram premiados os cinco primeiros colocados de cada categoria no masculino e feminino. Também, todos os participantes receberam sacochila com camiseta e medalha de participação, além de presentes especiais vindos de associados parceiros do evento: Divina Terra, Distribuidora Vida em Equilíbrio, Cadilles e Pódium.
Por: Natiele Torres
Desenvolvimento de Negócios – Comunicação e Marketing
Sicredi UniEstados – Erechim/RS