Governo federal prepara MP para anunciar a gratuidade na conta de luz a 60 milhões de brasileiros

Somente a isenção custaria cerca de R$ 3,6 bilhões por ano.

O governo federal prepara um evento para enviar ao Congresso Nacional a MP (medida provisória) da reforma do setor elétrico e anunciar a gratuidade na conta de luz a 60 milhões de brasileiros. A cerimônia está prevista para acontecer na próxima quinta-feira (15), disseram fontes.

Visto que MPs têm efeito imediato, a isenção começaria a valer nesta semana, a partir da publicação no Diário Oficial da União. A medida prevê desconto integral na conta de luz para famílias pobres, além de idosos, pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas vulneráveis, que consumam até 80 kWh por mês.

A MP é separada em três eixos: um primeiro voltado a reduzir o peso da conta de luz às famílias mais pobres; um segundo a reorganizar o setor de maneira a cobrir os descontos destinados aos vulneráveis; e um terceiro a permitir que todos os consumidores possam escolher a energia que compra.

Com relação ao primeiro eixo, hoje cerca de 40 milhões de pessoas têm descontos de até 65% na conta de luz por meio da “tarifa social”, e com a medida 60 milhões pagarão zero. Também está previsto desconto de encargos para outras 55 milhões.

Somente a isenção custaria cerca de R$ 3,6 bilhões por ano. A ideia é pagar este valor, por exemplo, incluindo consumidores de alta tensão no rateio da conta das usinas nucleares Angra 1 e 2 e de outras modalidades.

Por fim, hoje em dia o consumidor de alta tensão, como grandes indústrias e empresas, podem escolher de quem comprar a energia. Esta possibilidade seria estendida aos pequenos negócios a partir de março de 2027; e às demais pessoas a partir de março de 2028.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS